“The Wall” dos Pink Floyd fez este domingo 35 anos

Fez este domingo 35 anos que foi lançado o álbum  de ‘The Wall’, um marco na carreira da banda de rock progressivo Pink Floyd. Foi a 30 de Novembro de 1979. Trata-se de um álbum emblemático da banda britânica e o 11º trabalho de estúdio deste grupo que tinha como elementos Roger Waters, David Gilmour (substituiu muito cedo Syd Barrett, um dos fundadores da banda) , Nick Mason e Richard Wright. Antes do The Wall, os Pink Floyd já tinham brilhado com álbuns de excelência como ‘The Dark Side of the Moon’,  Wish You Were Here ou Animals.

The Wall é uma ópera rock que explora o abandono e o isolamento, simbolizada por uma parede metafórica. As músicas criam uma história sobre a vida de um protagonista, Pink, alegadamente baseado em Roger Waters. Lançado como álbum duplo ele foi, posteriormente, tocado ao vivo com efeitos teatrais e adaptado ao cinema pelo realizador Alan Parker, com Bob Geldof no papel principal.

Este trabalho dos Pink Floyd foi galardoado por 23 vezes com platina é o 3.º álbum mais vendido de sempre nos USA , The Wall” foi reeditado em CD em 1994 no Reino Unido e em 1997 no resto do mundo. No ano 2000, por ocasião do 20.º aniversário do seu lançamento, foi novamente reeditado.

Em 1998 os leitores da Q magazine votaram em The Wall como o 65º melhor álbum de todos os tempos e, em 2003, os leitores da Rolling Stone  elegeram-no como o 87º melhor álbum de todos os tempos.

 

 

 

LEIA TAMBÉM

Moléculas da cerveja desvendadas na Universidade de Aveiro

Fragrâncias frutadas, vegetais e aromas tostados ou a caramelo provenientes do lúpulo ou do malte. …

Constituídos dois arguidos por homicídio por negligência e ofensas corporais nos incêndios de Pedrogão Grande

O Departamento de Investigação e Acção Penal constituiu como arguidos o comandante dos bombeiros de Pedrógão …