“Toda a gente sabe que há leite que vem de Espanha”

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (Ancose) está preocupada com a redução do número de animais na Serra da Estrela e com a diminuição de criadores. O presidente daquela entidade, Manuel Marques, em entrevista à Rádio Boa Nova, mostrou-se ainda preocupado com a entrada de leite espanhol na região e com a falta de fiscalização.

“Toda a gente sabe que há leite que vem de Espanha e não se fiscaliza. Não sabemos qual é produção leiteira na zona demarcada, mas não pode dar tanto leite”, frisou Manuel Marques, sublinhando que nas “nas grandes superfícies vende-se gato por lebre”. “Há queijo que dizem que é da Serra da Estrela, mas só tem o mesmo formato que é redondo”, sublinhou, frisando que, pelo contrário, quem visita as feiras de queijo da região “levam a lebre e não levam o gato”.

Sobre as feiras/festas do queijo da região, o presidente da Ancose diz que “ser pastor não é negócio”, mas que ainda assim será “dos mais rentáveis”, até “melhor do que ser produtor de vinho”. E considera importante o trabalho desenvolvido pelas Câmaras Municipais com a realização das feiras do queijo, embora defenda a realização de uma “grande feira” conjunta na região, com realização rotativa.

LEIA TAMBÉM

Horário alargado no Carnaval para restaurantes e bares de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital decidiu hoje conceder um alargamento do horário de …

Presidente da República preside a almoço solidário em Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, no dia 11 de Março, …

  • Guerra Junqueiro

    Sr Manuel Marques, a “Feira do Queijo” acabou, agora é a “FESTA” e o que interessa promover, é o Sr Presidente a alguns comparsas.
    E para sua informação, até na FESTA pode adquirir queijo feito com leite estrangeiro. De Espanha há muito, mas pelos vistos, até o espanhol é feito com leite em pó da Nova Zelândia e da Austrália, e se o fizerem quadrado, também é preferido, pois o que querem é “gato barato”.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

    • tem piada

      Caraças… até eu me admirava se não viesses meter aqui o bedelho! Desde quando é que sabes de ovelhas páh?
      pensei que a tua cena eram mais os milhões, as termas e as autoestradas!

  • Nuno P.

    Estejam calados porque esta feira trás muitos turistas. Quis hoje marcar hotel para uns australianos meus amigos e tive que os encaminhar parabtábua porque em oliveira estão todos lotados.

    • Quem sabe, sabe

      Então é de aproveitar, pois parece que também vai fechar.
      Eles que tragam uns sacos de leite em pó para fazermos o maior queijo fresco do mundo.