Três arguidos do processo “Vistos Gold” com ligações a Oliveira do Hospital e Tábua

Três arguidos do processo “Vistos Gold” com ligações a Oliveira do Hospital e Tábua

Três dos arguidos envolvidos no processo dos “Vistos Gold” têm ligações a Oliveira do Hospital. Paulo Jorge Eliseu, natural de Tábua é sócio, segundo o Jornal PÚBLICO, na empresa  Formallize, Lda, sediada (incubada) na Associação BLC3, nesta cidade. Outro dos detidos na operação Labirinto, José Manuel Gonçalves exerceu funções na conservatória do Registo Civil de Oliveira do Hospital. O terceiro elemento, António Figueiredo, por seu lado, chegou a Oliveira do Hospital pela mão do anterior presidente da Câmara Municipal, o socialista César de Oliveira.

António Figueiredo desempenhou na autarquia a função de chefe de Divisão Administrativa e Financeira, passando no final de 1993 a conservador do Registo Predial da cidade. É pela sua mão que Paulo Eliseu e José Manuel Gonçalves chegam ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

Na última terça-feira, e na sequência da Operação Labirinto, o Tribunal Central de Instrução Criminal determinou prisão preventiva para António Figueiredo e medidas mais suaves para a dupla Paulo Eliseu e José Manuel Gonçalves que ficaram suspensos das funções nos serviços centrais do IRN, e proibidos de estabelecerem contactos com funcionários dos referidos serviços.

O Tribunal Central de Instrução Criminal, de resto, aplicou a prisão a cinco dos onze arguidos detidos na ‘Operação Labirinto’, no âmbito da investigação aos Vistos Gold, o programa de atribuição de autorizações de residência a estrangeiros não comunitários. Para três destes, a medida pode ser convertida para pulseira electrónica. As medidas de coacção mais graves foram decretadas a António Figueiredo, o presidente do IRN e Zhu Xiaodong, um dos empresários chineses. Ficaram em prisão preventiva.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …

  • Como isto anda

    Que rico trio de xuxalistas.
    A BLC3 também está metida nisto?

  • Politicalex

    Não… o má língua sou eu..! Tudo gente “séria” e aí de quem não o seja…

    • memoria

      O caso dos Vistos Gold é grave Politicalex. Mas por acaso tu próprio também já não foste acusado de corrupção? Não houve um processo? Não queres também explicar isso? O resto é simples e a justiça que actue sem contemplações. Seja quem for. Agora por enquanto, os homens têm direito à presunção de inocência. Por isso, vê lá se páras de comer elásticos que te andas a esticar muito.

      • Politicalex

        “O teu Deus servirás e o teu Deus não tentarás”. Aquele a quem pretendes ofender não foi acusado.Foi condenado..! Ele não esconde. A mando de um ministro Socialista chamaram-no para negociar com a judiciária a gravar..! E a provocarem..! É assim com aquela gente.Para variar,nestes vistos, outra vez gente, PS!!! E outra vez maçons!!! (longe vão os valores do frontespício)!!! E são de cá e um, da Comissão Política do dito PS!!!. Para tua informação, o caso que tu queres, foi entre privados.(Entre privados chama-se negócio). Não há memoria de processos desses entre privados.Só que o imóvel que deu aso ao processo, foi só o mesmo onde Sampaio lançou a candidatura!!! Só “coincidências” Se o crime existe, “xuxas ” andam por perto… satisfeito..? Nós sabemos de tudo.E como vês, falamos a verdade…Não se esconde nada, de ninguém…

        • Coincidências

          O Sampaio não foi Presidente da CML? Não foi Presidente da Republica? E não tinha um Padrinho chamado César de Oliveira? O César de Oliveira não foi Presidente da CMOH? Não foi ele que trouxe o António Figueiredo para Oliveira e para a politica? Também era padrinho do António Figueiredo?
          Tanta coincidência, e o Lopes é que é aldrabão!!! Tenham VERGONHA.

      • Memofante

        Se tens memória, devias saber que até o “Vera Jardim”, esse gigante do PS defendeu aquele que queres atacar.

        • Caleirimero

          Não…O Vera Jardim mandou lá gravar.. o “negócio”/provocação…

      • Já me lembro

        O Marques Mendes já perdeu o informador, não era ele que sabia de tudo o que se passava no governo? Não dizia o que se tinha passado nas reuniões? O sócio informador, que por Braga já dizia que ia para o lugar do Passos Coelho já foi de vela. Good bye Miguel Macedo.
        Vamos ver o que se vai passar com o António Costa, para já, até faz acordos com o Passos.

  • Guerra Junqueiro

    Para o bom nome da BLC3, da Autarquia e dos Oliveirenses, é de bom tom que venham explicar esta situação.
    O que é a Formallize e quem são os seus sócios? Foi contemplada ou não com algum subsídio publico? O que efectivamente faz esta empresa? Está ou não metida neste negócio de corrupção?
    O problema é demasiado grave para não seja dada uma resposta honesta, sucinta e objectiva aos Oliveirenses, que nada têm visto surgir desta plataforma acolhedora, para além de investimentos sem retorno e compras de “Elefantes Brancos”.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • Guerra Junqueiro

    «Jaime Couto Alves Gomes, arguido no processo Labirinto de alegada venda de vistos rápidos é sócio da JMF – Projects & Business, Lda., com Ana Luísa Figueiredo (filha do arguido António Figueiredo, ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado) e Luís Marques Mendes, empresa de que também era sócio o ex-ministro Miguel Macedo até 2011. Jaime Couto é também acionista da PARS – Consultoria e Prestação de Serviços, S.A.
    É verdade, ou não, que Jaime Couto é, ou era, também acionista da Convida – Investimentos Imobiliários e Turísticos, S.A., dedicada à compra e venda de propriedades, com Paulo Castro, administrador da subsidiária portuguesa da multinacional farmacêutica Octapharma? Octapharma é a empresa de venda de sangue e derivados, da qual o ex-primeiro-ministro José Sócrates é presidente do Conselho Consultivo para o mercado da América Latina (DN, 21-2-2013). A ser verdade esta relação empresarial de Jaime Couto com Paulo Castro nada indica de ilegalidade ou de irregularidade. Trata-se apenas um dado pitoresco do desenho de negócios de um país endogâmico, de primos e primas, sobrinhos e sobrinhos, padrinhos e afilhados.»

    E a incubada na BLC3 “Formallize, Lda”, será que também negociava com estas empresas e empresários?
    Convém esclarecer.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • Já me lembro

    O Marques Mendes já perdeu o informador? Não era ele que sabia de tudo o que se passava no governo? Não dizia o que se tinha passado nas reuniões? O sócio informador, que por Braga já dizia que ia para o lugar do Passos Coelho já foi de vela. Good bye Miguel Macedo.
    Vamos ver o que se vai passar com o António Costa, para já, até faz acordos com o Passos.

  • Politicalopes

    Pombo e Híbrido, convém esclarecer que António Figueiredo era Funcionário da Câmara no tempo de César Oliveira e na mesma época era também, eleito pelo PSD na Assembleia Municipal de São João da Pesqueira, a sua terra. No entanto e até prova em contrário, todos têm direito à presunção de inocência.

  • Politicalex

    Claro..! Até o PS tem direito a ser considerado um partido “sério e de esquerda”..! Direito têm… só que, “à mulher de César não basta ser séria… também precisa parecer”..! Ora, o PS não é sério nem consegue parecer..! Esclarecido, ou é preciso fundamentação..? Posso começar cá, por casa ,com as PPPs..ou é preciso voltar aos Freeports , Faces Ocultas, lixos da Cova da Beira e afins..! Se houvesse vergonha já se tinham auto.extinguido. Só que, da a impressão que, crime, é ser sério…! Já demitiram o “mãos compridas” da Fundação Aurélio Diniz? Já destituiram ou pediu a suspensão o homem dos vistos, da Concelhia..? É só “moraleja”… E, cá para mim, até devem pensar: “nós ao pé dos Freeports somos gente séria”… e têm razão..! Deviam fazer como nos atliêres… “Ladrão por medida”

  • Politicalex

    ÓÓÓÓÓ!!!! A justiça tarda, mas chega!!! José Sócrates detido, à chegada ao Aeroporto , vindo de Paris!!!! “Porra”… Estava a ver que não..! E por aqui, não vai acontecer nada..? Vai uma apostinha…Os “campos” andam “minados” ” O SOL CONVIDA AO SOLO SOM DOS TAMBORES” CTG 21.3

  • memoria

    Quem tem telhados de vidro, não deve atirar “pedrinhas” ao ar …Tu já foste 1ª página de um jornal, alguém te defendeu, por acaso tu próprio já não foste acusado de corrupção? Não houve um processo? Não queres também explicar isso? O resto é simples e a justiça que actue sem contemplações. Seja quem for. Agora por enquanto, os homens têm direito à presunção de inocência. Por isso, vê lá se páras de comer elásticos que te andas a esticar muito.

    • Politicalex

      Pois…vontade há muita,palpites também , só que conversa é o roubo do tempo…Quanto a actos cada um responde pelos seus.E como se disse , a justiça tarda mas chega.Sendo assim durmam descansados ou sentem-se.confortavelmente, à espera de ver o homem responder pelos dele.Espero que não se cansem…Já por lá andaram ao mesmo. Constou-vos algo que eu não saiba..? Quanto à condenação entregou as sentenças na Casa Branca.Não queres dar uma vista de olhos? As provas foram : ” a livre convicção do juiz” Vai lá ler..!Posso pedir para publicar.Estás mesmo interessado..?

    • Combate

      É o jornalismo de qualidade ..! Se bem me lembro essa sentença não tinha transitado em julgado e era de prisão efectiva. O homem já foi preso..? Ele dá-vos aulas todos os dias. Podia ter tirado a carteira profissional e pedido uma pesada indemnização. Perdoou..! Parece que agora não vai ser assim…Até parece que foi ele que foi preso..a gente sabe que elas mordem…Calma que vai chegar cá…A forma como este foi confirmado vai ser a mesma a confirmar muitos mais.Do governo dele já é o terceiro.E continuam a dizer-se a solução…

  • Sr. Madeira

    Eis que caminham altivos os moralistas carregadores de sacos de notas, passeando-se colina abaixo e acima em madeira para mãozinhas untar em meninos de jardim.

  • Luis Felgueira

    Calma que o melhor ainda está para vir…

  • Guerra Junqueiro

    A caleira dos crimes socialistas entupiu, e ninguém a foi desobstruir.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • Esquerdelho

    Essa precisa de uma grande limpeza,,,não está ao nosso nível de actuação…Tem mesmo muito lixo…