Tricentenário do Convento do Louriçal em exposição no Convento do Desagravo

… o tricentenário do convento do Louriçal, com o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a realçar o momento de introspecção vivido no Convento do Desagravo.

Mário Alves referiu-se a uma sociedade “onde os valores são pouco sentidos, para não dizer que são muito pouco praticados” e disse esperar que os presentes levem esta “vivência comunitária, onde valores como a amizade e a parte espiritual estejam mais presentes”.

Destacando o intercâmbio com Louriçal, a presidente da Junta de Freguesia de Vila Pouca da Beira sublinhou a importância da exposição porque o Convento do Louriçal está relacionado com a fundação do convento do Desagravo de Santíssimo Sacramento. “Acho esta exposição importantíssima para a cultura do povo e da freguesia”, referiu Graciosa Fontinha, justificando o momento em que aceitou acolher o espólio na freguesia, realçando que está em causa a aproximação dos povos e do convívio, porque “há muita gente que também não conhece a história da fundação do Convento”.

Manuel Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Louriçal salientou o trabalho das irmãs clarissas, destacando a “vontade de lutar pela causa que é a sua missão religiosa”.

A iniciativa de realização da exposição no convento do Desagravo partiu das irmãs clarissas que obtiveram o parecer favorável da directora da pousada que segundo Graciosa Fontinha – achou a ideia interessante pelo facto de também promover a pousada em si.

A exposição, composta por objectos da freguesia e por outros cedidos por famílias, estará patente até dia 1 de Março, devendo entretanto percorrer outros espaços. Há ainda a ideia de se realizar uma segunda exposição mais alusiva ao convento de Vila Pouca da Beira, composta por elementos históricos e objectos que serão cedidos pela Fundação Bissaya Barreto.

Para além da exposição, Vila Pouca da Beira foi ainda palco da sexta edição da Festa do “Bodo” de S. Sebastião e da realização da feira de artesanato. O certame decorreu, no domingo, no terreiro da Capela, destacando-se a participação do conhecido grupo Vivarte, e outros grupos locais.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …