moto Mário Patrão

Troféu Estrelas de Seia regressa no próximo mês para alegria dos fãs das motos e quads

O piloto de motos natural de Seia Mário Patrão, recordista nacional de títulos de todo-o-terreno e enduro, vai organizar no próximo dia 15 de Novembro, depois de um ano de interregno, mais uma edição do Troféu Estrelas de Seia. Será a terceira realização de um evento que este amante das duas rodas quer transformar no futuro numa referência regional nas categorias de Motos e Quads. Na Pista das Oliveiras, em Paranhos da Beira, Patrão acredita que podem estar presentes cerca de 80 pilotos, participando nas provas que vão decorrer pela tarde dentro, e um número de visitantes próximo dos dois milhares. Provenientes de vários pontos do país. Com entrada grátis. Mas o estado do tempo pode marcar a diferença.

“Nos dois anos anteriores em que se realizou a prova notou-se uma boa adesão. Depende muito também das condições atmosféricas. Mas queremos ir mais longe. Não pretendemos apenas uma corrida anual, mas sim três ou quatro. O objectivo é criar um minicampeonato regional”, conta este piloto de 39 anos que partilha a prática desportiva com a gerência da empresa RR Motos. “Agora teremos provavelmente 80 atletas em competição, mas dentro de alguns anos contamos ver por aqui cerca de duas centenas, apesar das portagens nas ex-Scuts não ajudar”, sublinha.

Referindo que se nota cada vez mais um interesse por este tipo de modalidade por parte dos jovens, Mário Patrão reconhece que um dos maiores entraves ao crescimento destas modalidades tem a ver com os custos inerentes à sua prática. “Muita gente gosta, mas como qualquer desporto motorizado, obriga a um certo esforço financeiro. Há ambição e gosto, mas… a crise também não ajuda”, sublinha, enaltecendo a parceria com a autarquia de Seia que ajudou em todo o processo logístico.

“Sem esse apoio seria impossível organizar isto”. Mas o concelho também pode tirar os seus dividendos. “Basta que dez a 15 por cento das pessoas que nos visitarem fiquem com vontade de conhecer a região e isso não é difícil”, esclarece. “Mário Patrão, ao longo dos anos tem demonstrado o seu excelente valor nesta modalidade desportiva, contribuindo de uma forma positiva para a divulgação do nome de Seia por todo país”, refere por seu lado a autarquia que vê tem nesta parceria a realização do único evento de desporto motorizado promovido no concelho.

Mário Patrão, o mentor da iniciativa, reúne actualmente 25 títulos nacionais nas modalidades de Enduro e Todo-o-Terreno e conta com mais de dez representações na Seleção Nacional. A aposta mais recente foi o Rali Dakar, onde conta já com três participações consecutivas. Uma prova especial. “É único. É daquelas provas onde a minha maior dificuldade é a navegação. Uma pessoa se não estiver bem preparado perde-se logo no primeiro cruzamento”, conta, relativizando o esforço físico que esta maratona implica. “Isso vence-se com a cabeça”, remata. Agora espera o mesmo sucesso para o Troféu Estrelas de Seia.

LEIA TAMBÉM

Dez detidos em Seia por tráfico de droga

A GNR de Gouveia deteve, entre os dias 1 e 3 de Setembro, oito homens …

PSD de Tábua admite pedir à União Europeia para verificar tratamento de esgotos no concelho

O PSD de Tábua admitiu anteontem solicitar às “instâncias competentes” da União Europeia para intervirem …