Turcos transformam Taksim em Berlim

Um jovem português, Luís Maciel, a trabalhar na Turquia desde setembro, vive há cinco dias barricado em Taksim, Istambul. “Está tudo destruído. Os manifestantes construíram barreiras para se proteger da Polícia. Ninguém entra, nem sai, da cidade”, relata o jovem ao “Jornal de Notícias”. “O único desejo dos turcos é entrar na União Europeia”.
Os turcos dizem estar a lutar pela preservação de Istambul e de quererem proteger a cidade dos interesses económicos e ideológicos do governo. Os protestos na Turquia tornaram-se “tumultuosos”. Desde o início dos protestos, segundo as autoridades, já foram detidas mais de 1700 pessoas, 160 polícias e 60 civis ficaram feridos.
Os manifestantes já “Arrancaram as pedras da calçada e placas da rua e construíram barreiras à volta de toda a zona de Taksim. Ninguém entra e ninguém sai. Parece que estamos em Berlim”. Todas as ruas de acesso à Praça de Gezi estão bloqueadas. Foi a maneira encontrada pelos manifestantes para travar os avanços das autoridades.
De acordo com o que o jovem contou ao “Jornal de Notícias”, as concentrações começam sempre na zona central de Taksim, ao final do dia. “A Polícia está a tentar destruir a muralha. Mas há sempre gente no local, 24 horas por dia”. E segundo o jovem, os turcos contam já com a solidariedade portuguesa. “Há estudantes de Erasmus a levar comida aos manifestantes”.

“Os turcos reivindicam Taksim. Está tudo destruído e grafitado. Os carros da Polícia foram queimados e as lojas internacionais, como a Zara e a Mango, estão completamente destruídas. Há bandeiras turcas por todo. Evocam o nome de Kemal Atatürk, o primeiro presidente turco. Dizem ter sido o único que trouxe algo de bom ao país. Em Portugal canta-se o Grândola Vila Morena. Aqui evoca-se a figura de Atatürk” relata o jovem português barricado em Taksim.

LEIA TAMBÉM

Um morto e dois feridos em acidente em Viseu

Uma colisão entre dois veículos ligeiros hoje de manhã, em Sátão, distrito de Viseu, provocou …

ANCOSE ajuda a salvar queijo Serra da Estrela com reforço dos rebanhos

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE) reforçou os rebanhos dos …