Concurso de fotografia pretende divulgar trabalho de enfermeiros do Centro

A Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros, que conta com 14 mil elementos inscritos, lança dia 12 um concurso de fotografia dirigido aos seus membros que trabalhem nos distritos de Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro e Castelo Branco. A iniciativa subordinada ao tema “O Ato da Enfermagem” pretende incentivar à prática da arte fotográfica e divulgar talentos entre as enfermeiras e os enfermeiros.

“Com este concurso, a SRC pretende mostrar à sociedade visões da Enfermagem captadas pelos próprios protagonistas do ato de cuidar dos cidadãos. A Enfermeira e o Enfermeiro são o profissional de saúde que está em permanência nas mais diversas instituições de saúde, públicas, privadas e do sector social. Estão presentes 24 horas por dia e 365 dias por ano a cuidar do cidadão”, explicam os responsáveis, referindo que o real papel do enfermeiro no Sistema Nacional de Saúde e na vida de cada pessoa ainda “não é devidamente percepcionado pela opinião pública”.

O prazo para a recepção dos trabalhos começa a 12 de Maio, Dia Internacional do Enfermeiro, data que recorda o nascimento, a 1820, de Florence Nightingale, enfermeira britânica considerada a fundadora da enfermagem moderna. A divulgação dos trabalhos vencedores acontecerá a 12 de Maio de 2016, altura em que será lançada nova edição do concurso.

Os interessados submeterão os trabalhos a concurso numa plataforma própria no site da SRC, onde será aferida a sua legitimidade de participação, bem como solicitada declaração da condição de inédito, da autoria do trabalho, da data e local de captação da imagem, bem como do respeito pelos direitos de imagem de eventuais retratados.

O vencedor absoluto do concurso é escolhido por um júri constituído pela presidente do Conselho Directivo Regional, um membro do Gabinete de Comunicação e Imagem da SRC, e dois elementos externos à Ordem dos Enfermeiros.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …