Uma aventura na cidade das Gotinhas

 

O Joãozinho não percebeu o que lhe tinha acontecido e voltou para casa muito triste à espera que ela voltasse. Chovia quase todos os dias, pois era Inverno. O Joãozinho sentou-se ao pé do pai no sofá a ver as notícias e começou a dar a meteorologia. Estava previsto chover já no dia seguinte.

-Não te preocupes filho, eu sei que tu vais encontrar a Gotinha. – disse o pai ao Joãozinho. O Joãozinho de manhã acordou com esperança de encontrar a sua amiga Gota de Água. Estava a chover bastante, o João esfregou os olhos e olhou para a janela, a sua amiga já estava a espera que ele acordasse.

O sol de repente ficou radioso, as nuvens deixaram de ficar cinzentas. O João vestiu-se e apressou-se a acordar os pais para lhes perguntar se podia ir brincar com a Gota de Água para o jardim. Comeu leite e bolachas e foi para a rua brincar.

-Eu não percebi, porque é que no outro dia tu desapareceste pelo céu? – perguntou o João à Gotinha.

– É assim, nós, as gotinhas que agora estamos na Terra evaporamos e formamos as nuvens. Percebes-te? – explicou a Gotinha.

-Não percebi muito bem….
– Então tive uma ideia para tu perceberes melhor. Agarra-te a mim!
– Onde vamos? – perguntou o João.
-À cidade das nuvens. Não me largues e vais ver como uma gotinha é evaporada.

Os dois subiram para o céu e o Joãozinho ficou muito pequenino como uma gota. Entraram na sala de aulas onde as gotinhas mais novas, todos os dias revêem o Ciclo da Água. O joãozinho sentou-se numa cadeira ao pé da mesa da sua amiga e a professora começou a explicar:

-Vamos rever o Ciclo da Água. Vocês e as vossas amigas formam os oceanos, rios, lagos e depois por acção do Sol evaporam-se, transformam-se num gás e formam as nuvens onde vocês têm as vossas casas. Quando começamos a ficar apertadas, o vento abana-nos e começa a chover. E está-se sempre a repetir. Acabou a aula, podem sair e até amanhã.

O Joãozinho agora já não tinha nuvens, pois até sabia como era a cidade das gotinhas. As nuvens começaram a encher e a tremer. Todos gritavam:

– Vamos cair novamente!
O joãozinho caiu no seu jardim e ficou do seu tamanho normal, despediu-se da Gota de Água e contou a sua aventura aos pais e à professora.

Marta Dias Calado, 4ºC
Escola do 1ºCiclo de Oliveira do Hospital.

 

 

Somos um grupo de alunas do 12º ano, turma B, da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, que no âmbito da disciplina de Área de Projecto estamos a desenvolver um trabalho sobre “Sustentabilidade Ambiental”.

O nosso objectivo é sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de uma acção conjunta na preservação da água, alertar para a importância de reduzir o seu consumo diário e posteriormente, organizar uma campanha de sensibilização e divulgação no nosso meio.

Nesse sentido, organizámos uma palestra dinâmica dirigida aos alunos do 4º ano de escolaridade, de várias escolas do nosso concelho, que consistiu na apresentação de um power point sobre a água, na qual os alunos foram convidados a participar.

Esta actividade terminou com um desafio aos alunos, que consistia na elaboração de uma composição sobre o ciclo da água, acompanhada de um desenho alusivo ao tema. Para os incentivar decidimos premiar o melhor texto e desenho com uma prenda surpresa e com a sua publicação no Jornal Correio da Beira Serra.

A concretização desta actividade superou as nossas expectativas, os alunos mostraram-se muito receptivos, participando activamente e aceitaram o nosso desafio, elaborando texto que combinam a magia da fantasia com os conhecimentos transmitidos na palestra.

Agradecemos ao grupo de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas, aos professores das escolas por onde passamos, a colaboração e disponibilidade.

Ana Costa, Ana Patrícia Gouveia, Ariana Antunes, Glória Brás

LEIA TAMBÉM

EPTOLIVA conquista terceiro lugar a nível de desempenho dos cursos profissionais

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, situa-se entre as …

EPTOLIVA distinguida nos prémios Ciência na Escola

A EPTOLIVA (Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil) foi a escola da …