Uma insólita invasão de javalis na cidade de Viseu

Uma ‘praga’ de javalis tem invadido todas as noites a cidade de Viseu, revela o site de Notícias ao Minuto, sublinhando que a solução poderá passar por “afugentar os animais ou eventualmente abatê-los”. A publicação cita o presidente da Junta de Freguesia de Viseu, Diamantino Santos, segundo o qual os animais têm causado grande preocupação à população.

O autarca explicou ao Noticias ao Minuto que o problema pode ser uma “consequência dos incêndios” porque “os animais perderam os alimentos no seu habitat natural e por isso vão à procura de alimento”, disse, garantindo que “está a ser articulado um esforço juntamente com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para pôr termo a um problema que preocupa os moradores”. Segundo Diamantino Santos, a solução passará “por afugentar os animais ou eventualmente abatê-los” dado o risco que representam para a população.

Ainda de acordo com o responsável, o (ICNF) “irá provavelmente entrar em contacto com a Associação de caçadores que são as pessoas entendidas e estão habituados a fazer montadas ao javali”. Informação confirmada posteriormente, ao Notícias ao Minuto, por fonte da Câmara Municipal de Viseu.

 

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Filho preso por suspeitas de ter matado mãe com martelo em Viseu

O homem de 37 anos suspeito de ter matado a mãe em Santarinho, no concelho …

Um morto e dois feridos em acidente em Viseu

Uma colisão entre dois veículos ligeiros hoje de manhã, em Sátão, distrito de Viseu, provocou …

  • João Dinis, Jano

    Viv´ó Javali !
    São mesmo muito inteligentes e empreendedores estes bichos extraordinários que até conseguem sobreviver e vingar junto às comunidades humanas…desumanizadas !
    Depressa perceberam, os Javalis, que a tragédia dos incêndios foi de facto uma “coisa” excepcionalmente violenta e arrasadora. Uma avaliação que a maior parte dos nossos (des)governantes centrais não consegue – querer – perceber…
    Mas agora e ao que parece pela notícia supra, o meu (velho) Amigo e ainda Presidente da Junta de Freguesia de Viseu, pelos vistos, também não percebe os Javalis… Então os bichos procuram sobreviver – eles e as famílias – indo comer para dentro dos espaços urbanos citadinos ou não, e os ditos “humanos” vão desatar a andar aos tiros a eles ?! Não, nem é admissível nem é necessário e por muito que custe que os bichos vão arrancar e comer, por exemplo, as flores plantadas no Fontelo… Os Javalis também são vítimas dos incêndios e continuam sem ajudas para sobreviverem. E se não forem atacados directamente não atacam ninguém embora possam atravessar-se na estrada frente às viaturas que transitam. Aliás, se os alimentarem, os bichos passam a ir comer “tranquilamente” apenas mais tensos caso andem com as ninhadas ainda novitas. Afinal como faz qualquer progenitor que se preze…
    E de tão finos e inteligentes que eles são – os Javalis – aqui lhes presto singela homenagem:
    — Salvé, Dr. “Singularis Porcus” !…
    —————————————————————————————————————–
    Por:
    João Dinis, Jano

  • Sandra Barbosa

    A sério…?!
    Os desgraçados sobrevivem ao inferno dos incêndios e depois são mortos ?!
    Apenas buscam comida e a culpa disso é nossa.
    Os javalis não atacaram ninguem e o facto de revolverem os jardins da cidade não é bem um prejuízo.
    Sejam humanos para variar e imaginem o desespero e sofrimento em que esses animais estão !

  • rui de brito

    Depois do 25 de Abril nenhum governo fez nada pela caça.Quanto aos JAVALIS: Também por falta de comida certamente,também vão desaparecer, por falta de alimentação! Só se comerem eucaliptos! NÃO FAZIAM NADA DE MAIS; se colocassem em lugares onde resta alguma floresta: alguma coisa que possam comer Em Espanha, tiveram os mesmos problemas? Em Espanha; há caça e muita! Os caçadores lá são respeitados! Aqui estão a desaparecer tal e qual como a caça!!!!!