Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Uma semana de teatro escolar em Seia

A Casa Municipal da Cultura de Seia acolhe, a partir da próxima segunda-feira, a 9ª edição do Motin, uma mostra dos grupos de teatro das escolas do concelho e dois grupos convidados. Trata-se de uma semana dedicada ao teatro, organizada pelo Município de Seia que decorre de 16 a 21 de Maio.

“A Mostra de Teatro Infanto-juvenil tem na sua génese o desenvolvimento artístico e teatral de processos criativos e conhecimentos culturais e teatrais dos jovens da comunidade escolar, com o objectivo de usar a arte dramática como elemento fundamental para a vivência sociocultural dos jovens, num contexto amplo de cidadania, participação comunitária, direccionando-os para um pensamento crítico e divergente sobre as problemáticas do mundo”, explica a organização.

O Motin tem início no dia 16, às 15h00, com uma representação dramática protagonizada pelo Colégio Santo Teotónio de Coimbra. O grupo é constituído por alunos finalistas do 12ºano, do Curso Profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação, da Escola de Teatro do Colégio de São Teotónio, e irão apresentar a peça “Lago dos Cisnes ou como morre um cisne?

Na terça-feira, pelas 21h30, o clube de teatro da Escola Guilherme Correia de Carvalho abre o leque de dramatizações escolares, com uma Adaptação do “Sonho e Uma noite de Verão”, de William Shakespeare. O grupo é composto por alunos do 7º e 9º ano, que usufruem da disciplina de expressão dramática/ teatro em contexto de clube.

Na noite seguinte, pela mesma hora, a Casa da Cultura recebe a peça “Fábrica de Chocolate”, uma encenação teatral do Clube de Expressão Dramática da Escola Evaristo Nogueira, grupo existente desde a fundação da escola (1991) e maioritariamente constituído por alunos do terceiro ciclo.

Na quinta-feira, alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela apresentam-se em palco pelo segundo ano consecutivo, desta vez com um texto dramático inspirado no conto de fadas “A Rainha da Neve”, de Hans Christian Andersen, a que designaram “Frozen – Uma aventura congelante”. A peça é apresentada em dois horários, às 15h e às 21h30.

A Escola Secundária de Seia finaliza, na sexta-feira, às 21h30, o leque de representações teatrais escolares, com a comédia “Adão e Eva”, uma interpretação protagonizada por alunos do curso profissional Técnico de apoio Psicossocial desta escola.

O Motin encerra, no sábado (dia 21, às 21h30), com o espectáculo “Operárias”, da companhia de teatro Miau.

LEIA TAMBÉM

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio em Seia leva à retirada de 30 pessoas e EN17 cortada

Cerca três dezenas de pessoas foram hoje retiradas das suas habitações por precaução em aldeias do concelho de …

O regresso da chuva e queda da temperatura a partir de segunda-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê o regresso da chuva a partir de segunda-feira …