Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Uma semana de teatro escolar em Seia

A Casa Municipal da Cultura de Seia acolhe, a partir da próxima segunda-feira, a 9ª edição do Motin, uma mostra dos grupos de teatro das escolas do concelho e dois grupos convidados. Trata-se de uma semana dedicada ao teatro, organizada pelo Município de Seia que decorre de 16 a 21 de Maio.

“A Mostra de Teatro Infanto-juvenil tem na sua génese o desenvolvimento artístico e teatral de processos criativos e conhecimentos culturais e teatrais dos jovens da comunidade escolar, com o objectivo de usar a arte dramática como elemento fundamental para a vivência sociocultural dos jovens, num contexto amplo de cidadania, participação comunitária, direccionando-os para um pensamento crítico e divergente sobre as problemáticas do mundo”, explica a organização.

O Motin tem início no dia 16, às 15h00, com uma representação dramática protagonizada pelo Colégio Santo Teotónio de Coimbra. O grupo é constituído por alunos finalistas do 12ºano, do Curso Profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação, da Escola de Teatro do Colégio de São Teotónio, e irão apresentar a peça “Lago dos Cisnes ou como morre um cisne?

Na terça-feira, pelas 21h30, o clube de teatro da Escola Guilherme Correia de Carvalho abre o leque de dramatizações escolares, com uma Adaptação do “Sonho e Uma noite de Verão”, de William Shakespeare. O grupo é composto por alunos do 7º e 9º ano, que usufruem da disciplina de expressão dramática/ teatro em contexto de clube.

Na noite seguinte, pela mesma hora, a Casa da Cultura recebe a peça “Fábrica de Chocolate”, uma encenação teatral do Clube de Expressão Dramática da Escola Evaristo Nogueira, grupo existente desde a fundação da escola (1991) e maioritariamente constituído por alunos do terceiro ciclo.

Na quinta-feira, alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela apresentam-se em palco pelo segundo ano consecutivo, desta vez com um texto dramático inspirado no conto de fadas “A Rainha da Neve”, de Hans Christian Andersen, a que designaram “Frozen – Uma aventura congelante”. A peça é apresentada em dois horários, às 15h e às 21h30.

A Escola Secundária de Seia finaliza, na sexta-feira, às 21h30, o leque de representações teatrais escolares, com a comédia “Adão e Eva”, uma interpretação protagonizada por alunos do curso profissional Técnico de apoio Psicossocial desta escola.

O Motin encerra, no sábado (dia 21, às 21h30), com o espectáculo “Operárias”, da companhia de teatro Miau.

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

PJ deteve em Seia um homem por tentativa de homicídio

O Departamento de Investigação Criminal da Guarda da Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração da …

Actualização do recenseamento eleitoral para as autárquicas terminou hoje

A actualização do recenseamento eleitoral está suspensa a partir de hoje e até dia 1 …