Junta de Oliveira do Hospital lança Agenda informativa de cariz solidário

…. fazer alusão às efemérides do concelho, a agenda pretende ainda ajudar a Arcial e os bombeiros da cidade.

A ideia é nova na cidade e no concelho. É uma agenda, mas não é uma agenda qualquer. É a Agenda do Cidadão 2013 que acaba de ser lançada pela Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e que se destina a todos os oliveirenses e visitantes que nela encontram uma “panóplia de informações” sobre a freguesia e o concelho.

O presidente da Junta de Freguesia, Nuno Oliveira, diz tratar-se de “uma agenda de proximidade”, já disponível para aquisição em vários espaços comerciais, junta de freguesia e posto de turismo, e que ao ao longo das suas páginas disponibiliza vários conteúdos pedagógicos, como cuidados a ter com a floresta, a importância da reciclagem, conselhos para a segurança dos idosos e segurança rodoviária perante as crianças, alerta para a violência doméstica e malefícios do tabaco, ou dicas para uma alimentação saudável.

Cada mês é dedicado a uma ou mais temáticas, fornecendo informação baseada em efemérides – locais, nacionais, mundiais ou internacionais – que se comemoram anualmente. Bastante detalhada, a Agenda do Cidadão 2013 incluiu ainda outras curiosidades, como as dicas para a agricultura ao longo do ano, ou sugestões de visita a património, e apontamentos sobre autores, filhos da terra.

A Agenda do Cidadão 2013 apresenta nas primeiras páginas informações sobre a caracterização da freguesia, sobre o ensino e formação, associativismo, calendário e feiras, romarias e outros eventos. Nas últimas páginas, o cidadão encontra uma listagem de contactos úteis, desde a restauração e hotelaria, estabelecimentos comerciais, farmácias a escolas e organismos institucionais, entre outros.

Em matéria de eventos, a Agenda assume-se como “um grande aliado” de quem quer estar sempre informado, disponibilizando indicações sobre os grandes eventos desportivos, certames gastronómicos, eventos musicais ou de teatro, entre outros que caracterizam o “pulsar” da freguesia e do concelhio.

“Com esta primeira edição, procurámos assim abranger um vasto conjunto de temáticas que fossem de encontro à curiosidade, ao interesse e à satisfação de várias faixas etárias, aliadas ainda a uma maior proximidade entre os cidadãos, a freguesia e o concelho”, explica o presidente da Junta de Freguesia, Nuno Oliveira, que chega a encarar a Agenda do Cidadão como um “pequeno guia turístico”.

Para além de disponibilizar toda uma panóplia de informações, a Agenda do Cidadão 2013 tem a particularidade de assumir um cariz solidário, uma vez que um euro de cada exemplar vendido – cada agenda tem o custo de dois Euros – reverte para duas instituições da freguesia, a ARCIAL e os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …