Junta de Oliveira do Hospital lança Agenda informativa de cariz solidário

…. fazer alusão às efemérides do concelho, a agenda pretende ainda ajudar a Arcial e os bombeiros da cidade.

A ideia é nova na cidade e no concelho. É uma agenda, mas não é uma agenda qualquer. É a Agenda do Cidadão 2013 que acaba de ser lançada pela Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e que se destina a todos os oliveirenses e visitantes que nela encontram uma “panóplia de informações” sobre a freguesia e o concelho.

O presidente da Junta de Freguesia, Nuno Oliveira, diz tratar-se de “uma agenda de proximidade”, já disponível para aquisição em vários espaços comerciais, junta de freguesia e posto de turismo, e que ao ao longo das suas páginas disponibiliza vários conteúdos pedagógicos, como cuidados a ter com a floresta, a importância da reciclagem, conselhos para a segurança dos idosos e segurança rodoviária perante as crianças, alerta para a violência doméstica e malefícios do tabaco, ou dicas para uma alimentação saudável.

Cada mês é dedicado a uma ou mais temáticas, fornecendo informação baseada em efemérides – locais, nacionais, mundiais ou internacionais – que se comemoram anualmente. Bastante detalhada, a Agenda do Cidadão 2013 incluiu ainda outras curiosidades, como as dicas para a agricultura ao longo do ano, ou sugestões de visita a património, e apontamentos sobre autores, filhos da terra.

A Agenda do Cidadão 2013 apresenta nas primeiras páginas informações sobre a caracterização da freguesia, sobre o ensino e formação, associativismo, calendário e feiras, romarias e outros eventos. Nas últimas páginas, o cidadão encontra uma listagem de contactos úteis, desde a restauração e hotelaria, estabelecimentos comerciais, farmácias a escolas e organismos institucionais, entre outros.

Em matéria de eventos, a Agenda assume-se como “um grande aliado” de quem quer estar sempre informado, disponibilizando indicações sobre os grandes eventos desportivos, certames gastronómicos, eventos musicais ou de teatro, entre outros que caracterizam o “pulsar” da freguesia e do concelhio.

“Com esta primeira edição, procurámos assim abranger um vasto conjunto de temáticas que fossem de encontro à curiosidade, ao interesse e à satisfação de várias faixas etárias, aliadas ainda a uma maior proximidade entre os cidadãos, a freguesia e o concelho”, explica o presidente da Junta de Freguesia, Nuno Oliveira, que chega a encarar a Agenda do Cidadão como um “pequeno guia turístico”.

Para além de disponibilizar toda uma panóplia de informações, a Agenda do Cidadão 2013 tem a particularidade de assumir um cariz solidário, uma vez que um euro de cada exemplar vendido – cada agenda tem o custo de dois Euros – reverte para duas instituições da freguesia, a ARCIAL e os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …