Vacina

Vacina Prevenar 13 para meningite e pneumonia gratuita a partir de Junho para crianças nascidas desde 1 de Janeiro

A vacina Prevenar 13, que previne doenças como a meningite e a pneumonia, vai ser gratuita nos centros de saúde para as crianças nascidas a partir de 1 de Janeiro deste ano e não de 1 de Junho, como inicialmente foi anunciado, avança o jornal PÚBLICO. A Direcção-Geral da Saúde esclarece que a vacina passa a integrar o Programa Nacional de Vacinação (PNV) e começará a ser dada nos centros de saúde a partir de 1 de Junho de 2015. Será a 13ª vacina deste programa que arrancou em 1965. A medida custará ao Estado 2,5 milhões de euros, só este ano.

A vacina será também gratuita para “os adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco, nomeadamente os portadores do vírus VIH e de certas doenças pulmonares obstrutivas, além do cancro do pulmão”. As restantes crianças e adultos passam a ter um desconto de 15 por cento no valor da vacina.

As crianças devem começar a ser imunizadas aos dois meses de idade, mas Luís Varandas, presidente da Comissão de Vacinas da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), explicou ao PÚBLICO que as crianças podem fazer a Prevenar “em qualquer altura”. “O esquema vacinal é que será diferente” do habitual (primeira dose aos dois meses, segunda aos quatro e a última aos 12 ou 15 meses). Caso a criança só comece a ser vacinada a partir de um ano de idade, deve fazer apenas duas doses, e, a partir dos dois anos, uma dose, tal como os adultos em geral, acrescenta.

A vacina, que previne doenças provocadas pela bactéria pneumococo, está no mercado desde 2001 e previne doenças provocadas pela bactéria pneumococo. É dada em três doses que custam actualmente cerca de 180 euros.

LEIA TAMBÉM

Mistério do consumo de mais de 1300 litros de água por dia em casa desabitada em Andorinha continua e proprietários ainda não sabem se vão ter ou não de pagar

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital facturou menos 40 mil euros de água para não onerar vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital facturou no último mês de Outubro menos 38.133 …

Voluntários da Ordem de Malta visitam vítimas dos incêndios em Oliveira do Hospital e ouvem críticas à actuação das autoridades e autarquia

Logo à entrada da Quinta da Porfía, Seixo da Beira, Oliveira do Hospital, os sinais …