Vendas aumentaram na Festa do Queijo Serra da Estrela

 

… um aumento de nove por cento em relação ao ano anterior.

Já foram apurados os resultados da 22ª Festa do Queijo Serra da Estrela e outros produtos locais de qualidade realizada no passado fim de semana em Oliveira do Hospital. Dados da organização, recolhidos junto dos oito produtores DOP e dos que apenas cumprem requisitos de certificação, apontam para a venda de cerca de 2300 quilos de Queijo Serra da Estrela e Queijo de Ovelha Curado.

Um resultado que supera os números registados na edição anterior, verificando-se um aumento nas vendas de queijo na ordem dos nove por cento.

A par da venda de queijo, há ainda a registar o crescimento no volume de vendas de produtos derivados de leite de ovelha, como o requeijão ou a manteiga, bem como de outros produtos agroalimentares provenientes das explorações agrícolas como o mel, o azeite, os doces artesanais ou a pera passa S. Bartolomeu. Factos que levam os os participantes no certame a fazerem uma apreciação positiva relativamente às vendas realizadas.

A Festa do Queijo Serra da Estrela recebeu cerca de 200 expositores, sendo metade de produtores da fileira agroalimentar e metade de vendedores de produtos artesanais. O Queijo Serra da Estrela foi a estrela, com a presença de oito queijarias licenciadas, quatro delas com estatuto DOP, registando-se ainda a presença de outros produtores artesanais de queijo. Os setores dos enchidos e dos bolos, pão e doçaria, registaram também uma forte presença nesta feira, a par do mel, o vinho e licores, e o azeite. Realizada a 9 e 10 de março, o certame foi visitado por milhares de pessoas que, apesar das condições climatéricas desfavoráveis que se fizeram sentir, se associaram ao evento, fazendo dele – como entende a organização – “a maior feira do queijo de Portugal”.

Integrados na Feira do Queijo decorreram também os passeios “Rotas da pastorícia” que mobilizaram cerca de quatro centenas de participantes, a larga maioria de atletas que competiram na 7.ª Maratona BTT de Oliveira do Hospital. Este programa integrou ainda a 16.ª concentração de automóveis Míni.

Pelo palco instalado na tenda do artesanato e pelo recinto da feira passaram mais de 20 grupos de animação. Ao todo, a programação da Festa do Queijo Serra da Estrela registou perto de 50 eventos distribuídos ao longo dos dois dias, entre os quais, o Concurso de Gastronomia que teve como vencedores o “Doce do Pátio”, de Patrícia Moreirinhas, na categoria de doces e as “Empadinhas recheadas com frango e Queijo Serra da Estrela” do Restaurante Cristina, na categoria de salgados.

LEIA TAMBÉM

Primeiro-ministro vê nas biorefinarias uma “oportunidade” para aproveitar a floresta e elogia trabalho desenvolvido na BLC3

O primeiro-ministro destacou ontem na inauguração do Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, em Oliveira do …

António Costa remete construção do IC6 para “quando haja condições financeiras”

O primeiro-ministro não se compromete com uma data para a construção do IC6 entre Tábua …