Vendas aumentaram na Festa do Queijo Serra da Estrela

 

… um aumento de nove por cento em relação ao ano anterior.

Já foram apurados os resultados da 22ª Festa do Queijo Serra da Estrela e outros produtos locais de qualidade realizada no passado fim de semana em Oliveira do Hospital. Dados da organização, recolhidos junto dos oito produtores DOP e dos que apenas cumprem requisitos de certificação, apontam para a venda de cerca de 2300 quilos de Queijo Serra da Estrela e Queijo de Ovelha Curado.

Um resultado que supera os números registados na edição anterior, verificando-se um aumento nas vendas de queijo na ordem dos nove por cento.

A par da venda de queijo, há ainda a registar o crescimento no volume de vendas de produtos derivados de leite de ovelha, como o requeijão ou a manteiga, bem como de outros produtos agroalimentares provenientes das explorações agrícolas como o mel, o azeite, os doces artesanais ou a pera passa S. Bartolomeu. Factos que levam os os participantes no certame a fazerem uma apreciação positiva relativamente às vendas realizadas.

A Festa do Queijo Serra da Estrela recebeu cerca de 200 expositores, sendo metade de produtores da fileira agroalimentar e metade de vendedores de produtos artesanais. O Queijo Serra da Estrela foi a estrela, com a presença de oito queijarias licenciadas, quatro delas com estatuto DOP, registando-se ainda a presença de outros produtores artesanais de queijo. Os setores dos enchidos e dos bolos, pão e doçaria, registaram também uma forte presença nesta feira, a par do mel, o vinho e licores, e o azeite. Realizada a 9 e 10 de março, o certame foi visitado por milhares de pessoas que, apesar das condições climatéricas desfavoráveis que se fizeram sentir, se associaram ao evento, fazendo dele – como entende a organização – “a maior feira do queijo de Portugal”.

Integrados na Feira do Queijo decorreram também os passeios “Rotas da pastorícia” que mobilizaram cerca de quatro centenas de participantes, a larga maioria de atletas que competiram na 7.ª Maratona BTT de Oliveira do Hospital. Este programa integrou ainda a 16.ª concentração de automóveis Míni.

Pelo palco instalado na tenda do artesanato e pelo recinto da feira passaram mais de 20 grupos de animação. Ao todo, a programação da Festa do Queijo Serra da Estrela registou perto de 50 eventos distribuídos ao longo dos dois dias, entre os quais, o Concurso de Gastronomia que teve como vencedores o “Doce do Pátio”, de Patrícia Moreirinhas, na categoria de doces e as “Empadinhas recheadas com frango e Queijo Serra da Estrela” do Restaurante Cristina, na categoria de salgados.

LEIA TAMBÉM

AVMISP avisa, após reunião Marcelo Rebelo de Sousa, que falta de apoios pode levar empresas afectadas pelos incêndios a encerrar

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) lamentou hoje, na …

Ano de 2017 foi o melhor de sempre para o turismo no Centro de Portugal

O ano de 2017 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro …