Vento forte deixa Pavilhão Serafim Marques a descoberto e provoca danos por todo o concelho

Desde a madrugada de hoje que os ventos fortes têm vindo a causar elevados prejuízos no concelho de Oliveira do Hospital. Para além dos frequentes cortes de luz – a Catraia de São Paio está sem energia eléctrica há várias horas – quedas de árvores e de chaminés, têm-se vindo a registar vários prejuízos ao nível de coberturas de equipamentos, edifícios e fachadas de várias unidades industriais.

A cobertura do Pavilhão Serafim Marques, em São Paio de Gramaços, não resistiu à força do vento e nas primeiras horas da manhã foi parcialmente afectada.

Por força da intempérie, uma parte do tecto falso pavilhão também já ruiu, permitindo agora a entrada de água no interior daquele equipamento desportivo.

Ao final da manhã de hoje, o presidente da secção de Basquetebol da Sociedade Recretativa Lealdade Sampaense revelou-se muito preocupado com o estado da cobertura, já que “poderá piorar se o mau tempo continuar”. “Agora a maior preocupação é preservar o piso”, contou Victor Duarte, sublinhando que a eventual substituição do piso teria um custo superior a “75 mil Euros”.

De acordo com Victor Duarte, o problema da cobertura do pavilhão terá que ser solucionado brevemente, mas de forma faseada. Numa visita ao local, o presidente da Câmara Municipal deu como garantida a disponibilidade do município para comparticipar a realização dos trabalhos na cobertura. Victor Duarte frisou, contudo, que há já algum tempo que era aguardada a visita ao local do secretário de Estado do Desporto, com o objectivo de se efectuar a substituição total da cobertura que “é obsoleta” e feita com um “material proibido, que é o amianto”.

“A Câmara Municipal tem obrigatoriedade moral de ajudar aquela colectividade que representa o concelho num escalão muito importante em termos de basquetebol a nível nacional”

Tal como já tinha feito no decorrer da Assembleia Municipal realizada no período da manhã, o presidente da Câmara manifestou-se no final daquela reunião “muito preocupado” com “o conjunto de ocorrências que fustigam o concelho devido a este vento ciclónico”.

Em declarações aos jornalistas, José Carlos Alexandrino assegurou já terem sido accionados alguns mecanismos para solucionar o problema da cobertura do Sampaense, para que sejam dadas “respostas rápidas e céleres”.

“A Câmara Municipal tem obrigatoriedade moral de ajudar aquela colectividade que representa o concelho num escalão muito importante em termos de basquetebol a nível nacional”, observou o autarca, que também se mostrou preocupado com os vários episódios que têm ocorrido por todo o concelho e, com maior intensidade nas localidades situadas mais a Sul.

Satisfeito por ainda não ter sido informado sobre a existência de vítimas, Alexandrino garantiu que a protecção civil municipal está “preparada para reagir”, colocando a ênfase no trabalho que desde a madrugada está a ser desenvolvido pelos bombeiros voluntários de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira e a equipa municipal que também está no terreno.

Com uma reunião marcada para as 17h30 com o ministro da Administração Interna, José Carlos Alexandrino vai aproveitar para apresentar um diagnóstico da realidade hoje vivida no concelho, com o objectivo de obter algum tipo de apoio.

Tribunal também foi afectado

Para além do Pavilhão Serafim Marques, também o Tribunal Judicial de Oliveira do Hospital é motivo de preocupação, já que a meio da manhã de hoje perdeu parte da sua cobertura. Com ambos os casos – pavilhão e tribunal –  já sinalizados, ao início da tarde de hoje, a Zona Industrial era a parte do concelho que mais preocupava a protecção civil municipal. As sucessivas quedas de árvores obrigaram a uma forte intervenção das equipas de bombeiros que chegaram a impedir a circulação em algumas vias. Também os edifícios industriais foram afectados pelas fortes rajadas de vento. Um pouco por todo o lado, eram visíveis portões e coberturas destruídas e fachadas em vidro muito danificadas.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …