Vereador do PSD diz que Centro Escolar de Nogueira do Cravo pode ser “mais um elefante branco”

O vereador do PSD, Mário Alves, opõe-se à construção de um centro escolar na freguesia de Nogueira do Cravo.

“Espero que não se ande a gastar dinheiros públicos em elefantes brancos”, afirmou o ex.presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, dia 6 de Julho, em reunião pública do executivo camarário.

Aquele vereador da oposição defendeu a realização de um novo estudo da carta educativa, com vista a que os alunos que frequentam as escolas do 1º ciclo de ensino básico de Santa Ovaia, Galizes e “eventualmente “ Senhor das Almas, possam vir a ser transferidos para a Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas.

A ser assim – sublinhou Mário Alves – “isso irá inviabilizar” a construção de um centro educativo em Nogueira do Cravo.

“Acho que há ali um conjunto de escolas que não têm condições”, contrapôs o presidente da Câmara, salientando que o seu executivo vai candidatar a construção daquele equipamento – o projecto, da autoria do arquitecto Carlos Santos, já está concluído – aos fundos comunitários do QREN “porque há verbas disponíveis para isso”.

Argumentando que Nogueira do Cravo é uma freguesia em crescimento com tendência a integrar a “área metropolitana” de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino sustentou ainda que a criação daquele centro escolar teve por base um estudo que o dimensiona para cerca de 200 alunos e defendeu que “terá futuro”.

Sobre a carta educativa (CE), o autarca eleito pelo PS explicou que o seu executivo não vai proceder à sua revisão, uma vez que esse processo poria em causa os “timings” relacionados com a candidatura do projecto ao QREN.

Face à impossibilidade da revisão da CE, o vereador independente José Carlos Mendes aconselhou entretanto a Câmara Municipal a realizar “um estudo com mais dados para se avançar com mais segurança”. “Nós não avançámos sem ouvir um conjunto de parceiros”, ressalvou Alexandrino

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino renova mandato e aumenta vantagem em relação a 2013

José Carlos Alexandrino reconquistou a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pelo PS, mantendo seis …

CDS condena apoio do Grupo Aquinos à candidatura do PS em Tábua

O CDS/PP condenou hoje em comunicado um alegado manifesto que terá aparecido ontem no concelho de …