Vila Franca da Beira vai ganhar novo parque infantil

A localidade de Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, deverá passar a contar já a partir do próximo mês com um novo parque infantil com a remodelação do espaço junto à Capelinha Mortuária. As obras já se encontram em curso, depois da Câmara Municipal ter aprovado um subsídio num valor superior a 52 mil euros de financiamento, e devem estar concluídas no próximo mês. Este é um projecto que vem da anterior Junta de Freguesia liderada por João Dinis e que vai recuperar um espaço que se encontrava degradado.

O projecto contempla casas de banho públicas, a requalificação daquele espaço que se situa próximo do jardim do Rossio e será fundamentalmente um jardim infantil devidamente equipado. “Vem colmatar a falta de um espaço destinados aos mais novinhos. Não havia um local desses, a não ser nas escolas primárias. Esta intervenção permite ainda recuperar um local onde se encontravam casas em ruínas”, explicou ao CBS o presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira. “Vai dar outra cara à localidade”, sublinhou Carlos Maia, falando sobre o novo espaço que poderá albergar o brasão de Vila França da Beira. Carlos Maia, porém, não confirma a eventual transferência do símbolo da Freguesia para este novo pólo da localidade. Limita-se a referir que não diz “nem que sim, nem que não”.

João Dinis, actual eleito na Assembleia de Freguesia e anterior líder da Junta de Vila Franca que lançou a ideia deste empreendimento, congratula-se com o início das obras, mas lembra que estas surgem com três anos depois de o projecto ter sido realizado, aprovado e pago. O terreno também já está disponível desde essa altura. “Já tinha projecto aprovado, e pago, pela Junta e pela Assembleia de Freguesia de Vila Franca da Beira em Julho de 2013”, refere João Dinis, para quem esta remodelação não só vem oferecer mais segurança às pessoas, como será útil para as crianças.

Os anteriores lideres da autarquia de Vila Franca (agora englobada na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira), porém, consideram, num comunicado da CDU, o partido que representam, que existe ainda a necessidade de modificar alguns detalhes na execução da obra. Um deles prende-se com a localização do brasão da anterior autarquia, que agora se encontra no Largo da Capela, e que, acreditam, deverá ser deslocado para o novo parque, o que não é confirmado pelo presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira. “Da parte da CDU tem sido dito e redito – quer à Câmara quer à Junta da União das Freguesias – que colocar o nosso Brasão no novo Parque é um recurso mas não é a solução. O nosso Brasão deve ser colocado, de vez, onde muito mais Gente o possa ver!”, dizem.

Um dos locais indicados para receber o símbolo, segundo João Dinis, seria a rotunda onde agora se encontra o monumento à queijeira. Algo que já não será possível. “Como alternativa parece-me que um bom lugar seria no cruzamento principal, onde se encontram as paragens de autocarros dentro da povoação. O nosso entendimento é que têm de ser os vilafranquenses a decidir. Não aceitamos tutores”, frisa este porta-voz do Partido Comunista Português.

Os elementos da CDU aproveitam ainda para chamar a atenção para outras obras que consideram importantes naquela localidade. Falam na cobertura das valetas laterais da estrada nova dentro da povoação, alegando que está em causa a segurança das pessoas que passam a pé, bem como a marcação no asfalto da mesma via, tanto dentro da localidade, como ao fundo da Pontinha. Pedem também o alcatroamento da rua por trás do Outeiro de Santa Margarida, o arranjo da vedação do Parque Merendeiro, bem como a compra por parte da Junta de “uma casota em ruínas – que até já esteve apalavrada – a meio da rua do Cimo do Povo” e a recuperação de todo esse espaço. Não esquecem também de pedir à Junta para abrir a sua delegação na povoação aos sábados.

LEIA TAMBÉM

CDS/PP de Oliveira do Hospital espera que autarquia encontre solução para evitar encerramento do Convento do Desagravo

O CDS/PP escolheu o Convento do Desagravo para apresentar a candidatura à Câmara Municipal de …

Nuno Alves é o nome que CDS/PP deverá apresentar amanhã para a presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O dentista Nuno Alves é o nome que o CDS/PP deverá apresentar amanhã como candidato …

  • Guerra Junqueiro

    O campo de futebol está sempre super lotado com miúdos para jogar à bola.
    O recinto de jogos da junta não tem descanso com tantas crianças a brincar tal como na escola. Fazem muito bem fazerem mais este parque infantil.
    Convém iluminarem-no bem, porque iluminação também é uma coisa de que Vila Franca carece.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • Valha-me a Santa!

    O pessoal de Vila Franca que se ponha fino!
    Como estamos em crise os equipamentos para Vila Franca devem ser os que foram tirados da Casa da Criança de Travanca de Lagos para reabilitação. Por isso a demora.
    Onde há crianças tira-se, onde infelizmente não as há põe-se.
    Tudo pelas pessoas!

    • COSTA

      TRISTEZA, OS MENINOS DE TRAVANCA NAO TEM BALOIÇOS DESDE SETEMBRO! É UMA VERGONHA

  • Cromo

    Se isto é um incentivo à natalidade, quando chegar a altura das crianças usufruirem do parque já vai estar encerrado pela ASAE por estar deteriorado por falta de uso….

  • António Lopes

    Parque infantil ao lado da casa mortuária… bem…