Nelas dá a provar vinho do Dão das décadas de 60 a 90

Vinhos de Seia premiados com quatro medalhas no Concurso Internacional “La Selezione del Sindaco”

Uma medalha Grande Ouro, duas de ouro e uma de prata foi o resultado da participação do Município de Seia no XIV Concurso “La Selezione del Sindaco” que este ano decorreu no no Palácio Marquês de Pombal de Oeiras. Este, recorde-se, é o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta do produtor e do Município de proveniência.

A edição de 2015 deste evento foi organizada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em parceria com as suas congéneres Italiana e Europeia, na procura seleccionar os melhores vinhos certificados (DO – IG), produzidos em quantidades não superiores a 50 mil garrafas por lote.

Em prova estiveram mais de 1100 vinhos de toda a Europa e Brasil, dos quais 400 portugueses. As amostras foram avaliadas por um júri internacional composto por 80 provadores, oriundos de diversos países, da Europa, Ásia e este ano também do Brasil (país convidado). E, no total, foram atribuídas 301 medalhas, com 146 a premiar os vinhos portugueses, sendo 51 de prata, 78 de ouro e 17 grande ouro.

Seia vai agora marcar presença, de Sexta-feira a Domingo, no Festival de Vinhos Europeus, organizado no mesmo local pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Confraria de Enófilos do Vinho de Carcavelos, com um stand promocional dos vinhos do Dão produzidos no concelho. “ Ambas as acções são oportunidades de excelência para evidenciar os vinhos de qualidade produzidos nas encostas da serra da Estrela, bem como de promoção do território, em especial na vertente da oferta enoturística”, explica a autarquia de Seia..

LEIA TAMBÉM

AVMISP avisa, após reunião Marcelo Rebelo de Sousa, que falta de apoios pode levar empresas afectadas pelos incêndios a encerrar

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) lamentou hoje, na …

Ano de 2017 foi o melhor de sempre para o turismo no Centro de Portugal

O ano de 2017 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro …