Visa

Visa foi o principal alvo de ataques de “phishing” em 2014

Um estudo da Kaspersky, produtor de soluções contra vírus de computador, os utilizadores de cartões Visa, do site PayPal e da American Express Card foram os maiores alvos de ataque “phishing” em 2014. Nesse tipo de fraude, o utilizador é induzido a clicar em links falsos ou em anexos vindos em emails (e outras formas de comunicação electrónica) que parecem legítimos, acabando por fornecer informações sensíveis como login e senhas.

A Kaspersky refere que 28,8 por cento dos ataques de phishing tinham como objectivo roubar dados financeiros dos cibernautas e registou-se uma maior aposta dos criminosos em ataques nos serviços de pagamento por troca com os bancos.

A Visa, o PayPal e a American Express Card concentraram mais de 85 por cento dos ataques. A Visa subiu ao primeiro lugar, passando de 6,36 por cento em 2013 para os 31,02 por cento em 2014. O PayPal ficou em segundo, ao cair de 44,12 por cento para 30,03 por cento. A Amazon, por seu lado, é quem sofre mais ataques em termos de sites de comércio electrónico, com 31,7 por cento dos ataques por phishing.

O número geral de ataques e utilizadores afectados em 2013 caiu mais de 20 por cento, e a Kaspersky aponta três razões para justificar esta quebra: primeiro, a acção mais efectiva dos agentes da lei, que estão processando os cibercriminosos. Depois, a mudança de foco dos bandidos virtuais: em vez de ir atrás de usuários finais, atacam estabelecimentos como hotéis e restaurantes, que guardam dados financeiros dos clientes. Por fim, foi observado que os criminosos lançam menos ataques “em massa”, focando, em vez disso, em grupos mais selectos, como clientes de determinado meio de pagamento.

Como resultado a Kaspersky aconselha, entre outras medidas, os internautas a não clicar em links e anexos suspeitos; não usar redes públicas para pagamentos online; verificar sempre a autenticidade de qualquer site antes de colocar seus dados; e só use sites com conexão segura (eles começam como https:// em vez de http://).

Fonte: tecmundo

LEIA TAMBÉM

Solução para vinagres sem conservantes está nas películas à base de camarão ou de fungos

Já tinham descoberto uma forma de conservar os vinhos sem recurso à adição de sulfitos, …

Universidade de Coimbra desenvolveu modelo matemático que poderá ter impacto “na cardiologia de intervenção”

Um modelo matemático que simula a libertação do fármaco a partir dos ‘stents’ de última …