ZIF Carregal do Sal Mondego em fase de criação

Teve lugar, na Sociedade de Educação e Recreio de Oliveira do Conde, uma das etapas para a criação da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) Carregal do Sal Mondego.

A reunião contou com a presença de mais de meia centena de proprietários florestais aderentes, incluindo dois representantes do Núcleo Fundador da referida ZIF, um representante da Unidade de Gestão Florestal de Dão Lafões e da Autoridade Florestal Nacional, técnicos da Solo Vivo – Associação Para a Promoção do Desenvolvimento Local, Rural, Agrícola, Florestal e Ambiental, a entidade promotora da ZIF.

A ZIF Carregal do Sal Mondego tem uma área de cerca de 5 500 hectares e abrange as freguesias de Currelos, Oliveira do Conde, Papízios e Parada do Concelho de Carregal do Sal.

A próxima etapa será a Consulta Pública, em que estarão disponíveis alguns documentos para consulta na Câmara Municipal de Carregal do Sal, na Unidade de Gestão Florestal de Dão Lafões e nas Juntas de Freguesia de Currelos, Oliveira do Conde e Parada Uma ZIF é uma área territorial contínua e delimitada constituída, maioritariamente, por espaços florestais e submetida a um plano de gestão florestal e a um plano específico de intervenção florestal e gerida por uma única entidade.

Em nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com, a Solo Vivo explica que as ZIF são prioritárias na atribuição de apoios públicos e, visam garantir uma adequada e eficiente gestão dos espaços florestais, tornando-os mais resistente aos incêndios florestais.

Destaca ainda a importância das ZIF em matéria de gestão sustentável dos espaços florestais, conservação da natureza e da biodiversidade, conservação e protecção do solo e dos recursos hídricos, desenvolvimento rural, protecção civil e fiscalidade.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …