Home - Outros Destaques - Documentário “A Máscara de Cortiça” do cineasta oliveirense Tiago Cerveira ganhou prémio na Bósnia e Herzegovina

Documentário “A Máscara de Cortiça” do cineasta oliveirense Tiago Cerveira ganhou prémio na Bósnia e Herzegovina

O documentário “A Máscara de Cortiça” conquistou o prémio “Claquete de Bronze” na Bósnia e Herzegovina.
O filme, do realizador oliveirense Tiago Cerveira, estava em competição na categoria Filmes Turísticos, no VIVA Festival, com filmes de todo mundo (Japão, Malta, México, Turquia, Irão, Sérvia, França, Austria e Argentina). “Trouxemos este honroso prémio para Portugal, que dedico ao Povo Serrano de Góis”, escreve na sua página do facebook Tiago Cerveira.  O filme “A Máscara de Cortiça“ foi uma iniciativa da Freguesia de Góis, produzida e realizada pelo jovem cineasta de Travanca de Lagos e tem sido selecionado para vários festivais de cinema nacionais e internacionais.

O documentário trata da corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis. Das tradições, lendas e estórias afectas aquelas aldeias do Xisto. Fala da iniciativa popular conhecida como “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”, que foi recuperado, associado à construção das máscaras de cortiça, destacando, de modo fiel, as tradições associadas, desde a “vestimenta” dos foliões, às quadras jocosas, o tradicional baile, representação etnográfica, ateliês de máscaras, não descurando o momento do “poste do presunto” e a queima do “entrudo” realizados no Largo da Quintã, sendo a aldeia da Aigra Nova o centro nevrálgico de toda esta iniciativa.

LEIA TAMBÉM

Meruge cancela Feira do Porco e do Enchido

A Junta de Freguesia de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, cancelou a tradicional Feira …

A Carvalha, no concelho de Oliveira do Hospital, eleita Aldeia dos Sonhos 2020 pela Fundação INATEL

A Carvalha, uma aldeia do concelho de Oliveira do Hospital, foi eleita pela Fundação INATEL …