Home - Últimas - José Carlos Alexandrino contraria Ana Abrunhosa no caso do aeroporto para a zona centro

José Carlos Alexandrino contraria Ana Abrunhosa no caso do aeroporto para a zona centro

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, anunciou que os  autarcas convergem na defesa de um aeroporto na região sem que tal dependa da localização. José Carlos Alexandrino, que é também autarca de Oliveira do Hospital, referiu que “não há qualquer divergência entre a CIM de Leiria e a CIM de Coimbra, antes pelo contrário”. Com estas declarações, o autarca contrária Ana Abrunhosa que tinha classificado de “mau exemplo” a disputa entre as regiões de Leiria e Coimbra pela construção de um novo aeroporto.

José Carlos Alexandrino, reagiu desta forma a uma entrevista da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ao programa “Conversa Capital”, da Antena 1 e do Jornal de Negócios, no domingo, na qual afirmou que não conhece “nenhum estudo” que demonstre a necessidade daquela infraestrutura aeroportuária nem a sua eventual implantação, na região Centro. A ministra afirmou ainda que hoje na região Centro temos várias cidades a reclamar o aeroporto. “Isto não é coesão”, enfatizou a ministra que diz não ter visto “nenhum estudo” que lhe demonstre “que ela é necessária e aonde”.

A ministra da Coesão Territorial, que antes de ir para o Governo liderou a Comissão de Coordenação do Centro (CCDRC), exortou “todos os interessados” no novo aeroporto daquela região a unirem-se em redor de um projeto, trabalharem em conjunto e garantirem que é sustentável.

José Carlos Alexandrino, por seu lado, disse que a região dispõe de “dois estudos que provam isso”, um dos quais, encomendado pela Câmara de Coimbra, recomenda que essa infraestrutura seja construída a meio caminho entre esta cidade e Leiria, na zona dos municípios de Pombal e Soure. No caso de o projeto vir a avançar, “essa devia ser a prioridade”, de acordo com o estudo apoiado pela CIM da Região de Coimbra.

LEIA TAMBÉM

COVID-19 em Seia continua a aumentar

O concelho de Seia voltou a registar um aumento de casos de COVID-19. De sexta-feira …

Fernando Ruas eleito por unanimidade presidente da CIM Dão Lafões

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, foi eleito por unanimidade como novo …