Home - Últimas - Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, em Nelas, vai ser revitalizado

Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, em Nelas, vai ser revitalizado

A recuperação e modernização do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, em Nelas, vai arrancar com obras físicas nas suas instalações. O anúncio foi feito ontem pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes que esteve em Nelas para anunciar a nova rede de inovação para o setor agrícola, dinamizada pelo Governo e que visa atentar aos desafios do futuro, como alterações climáticas ou desigualdades sociais e territoriais.

Maria do Céu Antunes considera que as infraestruturas serão alvo de obras “numa primeira fase” nesta requalificação. “Neste caso, este é um edifício de 1946 e veja-se o estado a que chegou: não tem um corpo técnico, tem apenas uma engenheira que tem feito um trabalho notável. Mesmo assim, precisa de um acrescento do ponto de vista técnico, tecnológico e de recursos humanos”, disse, salientando ainda que é preciso modernizar as vinhas da região de Viseu.

A governante referiu também que grande parte da vinha “está em região de montanha, onde os fatores de produção são muito mais caros do que noutras zonas”. “Nós queremos ajudar sobretudo com a agricultura 4.0 e uma mecanização e instrumentalização tecnológica das práticas agrícolas. Podemos diminuir os custos de produção e tornar esta região mais competitiva”, acrescenta.

 

LEIA TAMBÉM

Vírus da COVID-19 pode ser sazonal e ter relação com baixas temperaturas

O vírus que provoca a Covid-19 pode ser sazonal e estar relacionado com as baixas …

Cátia Alves promete responder “aos anseios dos que gostam de Alvoco das Várzeas”

O Espaço Coworking de Alvoco das Várzeas, recebeu a tomada de posse dos Membros da …