Home - Últimas - COVID-19 infecta 65 idosos e 26 funcionários em lar da Mêda
idosos

COVID-19 infecta 65 idosos e 26 funcionários em lar da Mêda

Um surto de infeções com o novo coronavírus num dos três lares de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Meda atingiu 65 utentes e 26 funcionários, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição. Segundo o provedor Anselmo Sousa, que também é o presidente da Câmara Municipal de Mêda, no distrito da Guarda, o surto de infeções com o novo coronavírus verifica-se no Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 1, que possui um total de 70 utentes.

O responsável disse à Lusa que os utentes infetados estão sob vigilância e, “na sua maioria”, estão assintomáticos.  Quatro utentes da instituição “estão internados no hospital, mas também estão estáveis”, acrescentou. Anselmo Sousa referiu ainda que o surto no Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 1, da Santa Casa da Misericórdia de Mêda foi detetado após, no sábado, alguns utentes terem apresentado sintomas de infeção por covid-19.

Após o alerta, o município realizou de imediato alguns testes rápidos para o SARS-CoV-2, vírus da covid-19, que “começaram a dar positivo” e, de imediato, foram alertados o Delegado de Saúde e a Segurança Social “e foram testados todos os utentes e funcionários”. Para além do Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 1 (com 70 utentes), a Santa Casa da Misericórdia de Mêda possui mais dois: Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 2 (com 35 utentes) e Lar de Nossa Senhora de Fátima (46 utentes).

Os utentes e funcionários (de um universo de 90) com resultado positivo estão todos relacionados com o Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 1. Anselmo Sousa disse ainda à Lusa que a direção da instituição, a Câmara Municipal de Mêda, a Segurança Social e as entidades da área da Saúde estão a “tentar controlar a situação”. “Não é fácil a nível de recursos humanos. Já solicitámos as Brigadas de Intervenção Rápida da Segurança Social”, adiantou. apelando “à calma dos familiares dos utentes, porque as coisas estão controladas” e garante que a situação está a ser devidamente acompanhada.

LEIA TAMBÉM

IP3

Espanhóis contestam vitória da Teixeira Duarte no concurso para alargar IP3 entre Viseu e Santa Comba Dão

Os consórcios liderados pelas espanholas Acciona e Ferrovial e pela bracarense ABB contestaram o resultado …

Penacova assinala dia nacional dos moinhos com feira e oficinas para aprender a cozer pão

A Câmara Municipal de Penacova vai assinalar o Dia Nacional dos Moinhos com a realização, …