Home - Últimas - “Câmara PS permite que APIN continue a explorar os penacovenses”

“Câmara PS permite que APIN continue a explorar os penacovenses”

O PSD de Penacova acusa a Câmara Municipal local, liderada pelo PS, de permitir que a população daquele concelho continue a ser “explorada” pela Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN). “Os penacovenses continuam a ser enganados pela maioria socialista! Multiplicam-se as queixas de consumidores que receberam várias facturas de água, num curto espaço de tempo”, referem os sociais democratas em comunicado.

A missiva destaca que “quase um ano depois, da histórica Assembleia Municipal de 27 de Março de 2020, em que foi votada por unanimidade, a saída da APIN, tudo continua na mesma!”. O PSD diz que quem paga a factura são os consumidores. “Penacova aderiu à APIN por vontade da maioria socialista e do seu, mais do que provável candidato autárquico, Pedro Coimbra. Aliás, o PS de Penacova nunca esteve ao lado da população, nem dos seus legítimos protestos”, acusam.

Os sociais democratas acusam a câmara, de maioria PS, de ter recuado perante a revolta da população, mas de continuar a não cumprir o prometido, ou seja, abandonar a empresa. “Além de explorar a rede de abastecimento e os recursos já existentes no município, a APIN presta um mau serviço e tem acumulado asneiras: obrigou os penacovenses a pagar o saneamento básico que não tinham; foi obrigada pela Autoridade Tributária a retirar o IVA cobrado ilegalmente e ainda tem a “lata” de afirmar, nos seus comunicados, que está “ao lado do consumidor””, frisam, acusando a autarquia de ter caído “num poço de contradições”.

“Começou por dizer que a saída da APIN era imediata; declarou publicamente que, a partir de abril de 2020, assumia a gestão direta do sistema e dias depois recuou para dizer que “tolerava” que fosse a APIN a passar as facturas, até o tribunal decidir”, dizem, para concluirem que o “PSD continua e continuará a defender a saída da APIN e está a trabalhar para encontrar uma solução justa e equilibrada que beneficie todos os penacovenses”.

LEIA TAMBÉM

Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia comemora 14 anos e apresenta colecção do museu de Salamanca

O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia celebra amanhã o seu 14.º aniversário e o …

Começaram as obras de modernização da Linha da Beira Alta

A Infra-estruturas de Portugal (IP) iniciou no dia 25 de Novembro, em Mangualde, os trabalhos …