Home - Últimas - Portugal é o país com mais casos e mortes por milhão de habitantes e com maior taxa de contágios no mundo

Portugal é o país com mais casos e mortes por milhão de habitantes e com maior taxa de contágios no mundo

Portugal é o único país com mais de mil casos por milhão de habitantes na média dos últimos sete dias. Tem a maior incidência de contágios a 14 dias. Lidera o número de casos e mortes diárias no mundo. Nos mapas do mundo dos números da pandemia, Portugal aparece a negro ou a vermelho muito escuro. É assim há cinco dias consecutivos relativamente ao número de novos casos diários de Covid-19 e há três dias seguidos quanto às vítimas mortais por milhão de habitantes. Os números aliás não deixam dúvidas: o nosso país lidera todos os rankings negativos da doença.

No Our World in Data, elaborado pela Universidade de Oxford, Portugal é o pior país do mundo em número de casos e de mortes por milhão de habitantes quer as contas sejam feitas ao último dia de que há dados (domingo, 24), quer à média dos últimos sete dias.

Na base de dados da Universidade de Stanford, o mapa da incidência de contágios a 14 dias por 100 mil habitantes em todo o mundo mostra que apenas dois países têm uma taxa acima dos mil casos: Israel e Portugal, que também aqui ocupa o primeiro lugar mundial. Portugal está com 152.501 mil casos em duas semanas — o que se traduz em 1.491,3 infeções por 100 mil habitantes. Já Israel, teve 106.084 mil casos nos últimos 14 dias —  1.245,2 infeções por 100 mil habitantes no mesmo período de tempo.

É com base no número de casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias , que a Comissão Europeia desaconselhou esta segunda-feira todas as viagens não essenciais para países e regiões onde o esse valor seja superior a 500. Além de Portugal, Espanha, várias regiões de Itália e de países do centro e norte da Europa estão incluídas nesta categoria, pintada a vermelho escuro — como aliás, mostra o gráfico abaixo, que mostra Portugal com mais pormenor. O mesmo critério já tinha sido aplicado nas anteriores vagas para as restrições de viagens e é o usado em Portugal para contabilizar os níveis de risco dos concelhos.

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …