Home - Últimas - Dois utentes de instituição de Almeida (Guarda) para pessoas com deficiência faleceram com COVID-19

Dois utentes de instituição de Almeida (Guarda) para pessoas com deficiência faleceram com COVID-19

Dois residentes numa instituição de Almeida que acolhe pessoas com deficiências (Associação Sócio Terapêutica De Almeida- ASTA), do sexo masculino com 33 e 54 anos, morreram na madrugada desta quinta-feira no hospital da Guarda vítimas da Covid-19. O site notícias ao minuto frisa, citando a ASTA, que os dois utentes (Filipe Lopes e Luís Fernandes), com problemas respiratórios, faleceram depois de terem recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus no passado dia 21, sem que, na altura, tivessem qualquer sintoma de infecção.

Aquele site de notícias explica que, contudo, poucas horas após a toma, os dois começaram a desenvolver sintomas como febre, o que os levou ao hospital no dia seguinte. Lá foram testados ao novo coronavírus, sabendo-se do resultado positivo, no dia 23. Internados na enfermaria do hospital, os dois acabaram por não resistir à doença tendo morrido na madrugada de quarta-feira para quinta-feira (de 27 para 28).

De referir que as duas vítimas, uma com autismo e outra com paralisia cerebral, sofriam de problemas respiratórios. Na sequência destas infecções, a instituição levou a cabo uma primeira testagem a outros residentes com sintomas. Confirmaram-se aí “alguns infetados”. Esta quinta-feira foram todos testados, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS). No total, estão infetados na instituição 18 residentes, a que se somam mais quatro de uma residência autónoma. Estão todos ou assintomáticos ou com sintomas ligeiros (como febre).

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …