Home - Últimas - Seia já investiu mais de 700 mil euros no combate à pandemia acredita chegar a um milhão

Seia já investiu mais de 700 mil euros no combate à pandemia acredita chegar a um milhão

O município de Seia revelou ontem que já investiu 724,5 mil euros no combate à pandemia da COVID-19. A autarquia explica que, entre Março de 2020 e 29 de Janeiro deste ano, aquele montante serviu para apostar em medidas de caráter social, económico e sanitário. O executivo estima ainda que os custos ascendam a um milhão de euros, após a execução do mecanismo de apoio destinado a quebras de facturação que se encontra actualmente em vigor.

Do conjunto de apoios lançados, os investimentos mais expressivos radicaram nos descontos nas facturas de água e saneamento nos meses de Abril, Maio e Junho (241.585,68 euros), a aquisição de equipamentos de protecção individual (105.460,11), material desinfectante e limpeza (69.577,57), o Programa Compre (em)Seia (67.305,00), o transporte de alunos do 11º e 12º anos (41.720,11), o apoio ao arrendamento comercial (36.026,98) e a aquisição de computadores (27.582,75) e pacotes de internet (5.298,02) para o ensino à distância.

As operações de testagem nas instituições, a aquisição de equipamentos (camas e colchões) e outros bens, isenções de rendas no Mercado e Feira Semanal e uma edição especial de Natal do programa Compre (em)Seia, através de vales atribuídos aos trabalhadores do município e descontados no comércio local também foram, segundo a autarquia, despesas relevantes.

Apoio municipal para quebras de facturação já começou a chegar às empresas

Mais de uma centena de empresas (113) candidataram-se ao programa municipal de apoio para quebras de facturação, destinado a apoiar os agentes económicos locais nas perdas provocadas pelas restrições de controlo da pandemia. Nos primeiros dez dias do programa, que decorre entre 22 de Janeiro e 15 de Março, foram deferidas 94 candidaturas, que representam um apoio total de 27.100 euros. No universo das 113 candidaturas, sete foram indeferidas, uma encontra-se em análise e 11 aguardam documentação. O município garante que analisa as candidaturas e emite ordens de pagamento em cinco dias úteis. Das 94 candidaturas com parecer favorável, 84 por cento (79) já se encontram pagas, representando um valor global de 22.370,82 euros.

Este primeiro balanço foi divulgado ontem pelo Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, durante a reunião do executivo autárquico. “Considerando o momento de emergência social, económica e sanitária que vivemos, a Câmara Municipal está a proceder ao pagamento dos apoios à medida que as candidaturas vão sendo aprovadas, encontrando-se fixado um prazo de cinco dias úteis (em média) para análise e emissão da respetiva ordem de pagamento”, anunciou, acrescentando que “o objetivo é fazer chegar o dinheiro o mais depressa possível às empresas, de modo a aliviar significativamente os seus encargos financeiros, num momento em que o tecido económico local se vê confrontado com novas restrições de controlo da pandemia”.

Este novo instrumento de apoio ao tecido económico local conta com uma dotação de 200 mil euros, tendo em vista apoiar os agentes económicos locais que registaram quebras de faturação, abarcando todos os setores de atividade, com sede fiscal ou estabelecimento comercial no concelho de Seia. Este incentivo, que pode atingir um máximo de 350 euros por beneficiário, será atribuído a fundo perdido, mediante a apresentação de candidatura, a empresas ou empresários em nome individual existentes no concelho de Seia, que tenham registado em 2019 um volume de negócios até 500 mil euros e uma quebra de faturação entre os 15 e os 40 por cento ou superior, no período compreendido entre 1 de Março e 30 de Novembro de 2020, face ao ano anterior.

 

 

 

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …