Home - Últimas - Seia vai reduzir 76,3 por cento o consumo em iluminação pública

Seia vai reduzir 76,3 por cento o consumo em iluminação pública

O município de Seia deu ontem início, na freguesia de Pinhanços, à substituição da iluminação pública tradicional do concelho (constituída por cerca de 16 mil luminárias) pelo moderno sistema LED, com gestão e informação incorporados. O projecto prevê benefícios sociais, ambientais e económicos, estimando a redução do consumo energético em 76,3 por cento, na próxima década.

O processo irá desenrolar-se ao longo dos próximos meses, em todas as localidades do concelho, ao abrigo do contrato de gestão de eficiência energética adjudicado ao consórcio HEN – Serviços Energéticos. O projecto fica a cargo da empresa durante dez anos pelo valor de 5.811.277,00 euros.

“O objetivo do contrato de performance energética (ESCO) é aumentar a eficiência energética de equipamentos elétricos dos serviços de iluminação pública e, consequentemente, reduzir a fatura energética municipal, tornando as contas do município mais sustentáveis e introduzindo maior conforto e segurança”, refere a autarquia.

O investimento associado a este projecto, explicam, é garantido a 100 por cento pela Empresa de Serviços Energéticos em função da gestão de uma poupança que é gerada pela aplicação de novas tecnologias muito mais eficientes e económicas, traduzindo-se assim numa garantia de poupança e sustentabilidade. No âmbito do contrato de gestão de eficiência energética está estipulada uma repartição de economias, 87,50 por cento para o consórcio e 12,5 por cento para o Município, que representa menos 830.182,00 euros para a autarquia senense, no período do contrato. Em termos ambientais, a opção por este projeto pode levar à redução de 85 por cento de emissões de CO2.

LEIA TAMBÉM

Militar ferido em colisão entre duas motas da GNR na A25 na Guarda

Duas motas da GNR da Guarda colidiram esta terça-feira de manhã na estrada A25 sentido …

Semana europeia da mobilidade assinalada com ciclismo nas escolas de Seia

O Município de Seia, a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, e operacionalizada pela Associação …