Home - Economia - CM de Oliveira do Hospital vai injectar 250 mil euros em apoios ao comércio local

CM de Oliveira do Hospital vai injectar 250 mil euros em apoios ao comércio local

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai apoiar o comércio local afectado pela pandemia de Covid-19, com uma injecção financeira de 250 mil euros. A medida foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara aquele que se passou a designar por “PACk´L. “É um programa que tem como objectivo a atribuição de um apoio financeiro a empresas ou empresários em nome individual, do concelho oliveirense, com vista a combater os graves e impactantes efeitos da pandemia da COVID-19 no tecido empresarial deste território”, refere a nota da autarquia.

Este programa contempla um apoio financeiro a fundo perdido – pago na modalidade de prestação única. A autarquia liderada por José Carlos Alexandrino vai atribuir quinhentos euros para quebras de faturação entre 20 e 50 por cento, inclusive, registadas entre 1 de Março e 31 de Dezembro de 2020, face à facturação registada durante o mesmo período no ano de 2019, e mil euros para quebras de faturação superiores a 50 por cento nos períodos homólogos.

As candidaturas ao “PACk´L”, que serão analisadas por uma comissão técnica independente criada para o efeito, vão estar abertas entre a passada segunda-feira e 30 de Junho de 2021 e, numa segunda fase, de 1 de Julho a 31 de Dezembro de 2021. A autarquia explica que no “PACk´L”, merecerão especial atenção os setores da restauração e similares, o comércio a retalho e empresas prestadoras de determinados serviços.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital frisa que este programa, que surge numa altura extremamente difícil e complexa da economia local, face à gravidade dos prejuízos provocados pela pandemia, representa um contributo da autarquia no apoio à retoma da economia local e à manutenção do emprego. “Está em causa a sobrevivência do nosso comércio e de muitas atividades económicas do concelho, pelo que paralelamente às ajudas que o Governo tem vindo a disponibilizar, a Câmara Municipal, dentro das suas disponibilidades financeiras, tem o dever de apoiar os nossos empresários, sublinha José Carlos Alexandrino, .

A formalização das candidaturas, compostas obrigatoriamente por formulário próprio, disponível na página de internet do Município de Oliveira do Hospital em www.cm-oliveiradohospital.pt, e acompanhadas da documentação exigida, terão que ser enviadas para o Município de Oliveira do Hospital, através do e-mail apoiocomercio@cm-oliveiradohospital.pt

LEIA TAMBÉM

João Dinis acusa CM de Oliveira do Hospital e José Carlos Alexandrino de falta de respeito para com Assembleia de Freguesia e vítimas dos incêndios

O membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca …

UF de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira lembrou vítimas dos incêndios

Num dia em que muitos populares se manifestaram indignados com as festas agendadas para a …