A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda iniciou hoje em todos os seus concelhos a vacinação de maiores de 80 anos contra a COVID-19. A operação de vacinção, que teve a sua experiência piloto no Sabugal, decorre entre hoje e Sábado, prolongando-se na próxima semana nos mesmos dias. Na semana seguinte deverá começar de Segunda a Domingo.
No início serão chamados os utentes mais velhos acima dos 80 anos e depois os maiores de 50 com patologias associadas. Os primeiros utentes “já foram contactados por mensagem de telemóvel ou por telefone pelo Centro de Saúde local para o agendamento da respetiva vacinação”, informa a ULS.
Na cidade da Guarda vão ser vacinados hoje 180 utentes, numa acção que decorre, desde as 9h30, no pavilhão municipal de São Miguel e teve início com as presenças do Presidente da ULS da Guarda, João Pedro Barranca e do Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários, António Luís Serra.
Os centros de vacinação nos restantes doze municípios funcionam no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso (Almeida), pavilhão gimnodesportivo de Celorico da Beira, Pavilhão Multiusos de Figueira de Castelo Rodrigo, Centro de Saúde de Fornos de Algodres e no Centro de Saúde de Gouveia. Já em Manteigas decorre no Centro Cultural de Santa Maria e em Trancoso no Centro de Saúde. Pinhel optou pelo Centro Logístico, a Mêda pelo pavilhão gimnodesportivo.