Home - Últimas - Médicos preocupados com queixas de pacientes meses depois de recuperarem da infecção por COVID-19 

Médicos preocupados com queixas de pacientes meses depois de recuperarem da infecção por COVID-19 

Os médicos estão preocupados com os problemas de saúde que surgem após a infecção por COVID-19 e alertam mesmo para a necessidade de avaliação clínica precoce e acompanhamento daqueles que estiveram infectadas e que já estão sem risco de contágio. “Após a recuperação da COVID-19 podem persistir sintomas por semanas ou meses com um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes” conta o Coordenador de Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Viseu, uma instituição que acaba de disponibilizar a Consulta Pós COVID-19.

Luís Nogueira alerta que as “queixas mais comuns prendem-se com fadiga e cansaço muscular, dificuldade respiratória, disfunção cognitiva, perda de olfato e de paladar – que não podem ser ignoradas, pelo contrário, têm de ser avaliadas precocemente”.  Através da avaliação médica pode ser identificada a necessidade de realização de exames complementares de diagnóstico, cujos resultados podem levar à necessidade de avaliação multidisciplinar, motivando, por exemplo, a referenciação para especialistas de pneumologia, cardiologia, otorrinolaringologia, psiquiatria ou de neurologia.

“Independentemente de manifestar ou não sintomas após a infecção, é fundamental procurar o seu médico de medicina geral e familiar para garantir uma avaliação e acompanhamento contínuo desta doença”. A altura ideal para avaliação de potenciais impactos e necessidades de tratamento ou reabilitação é “entre as 6 a 8 semanas após a infecção aguda ou antes deste período caso exista impacto nas atividades quotidianas”, explica aquele clínico.

Atendendo a esta necessidade de avaliação e acompanhamento, a CUF acaba de disponibilizar a Consulta Pós COVID-19, em várias unidades de norte a sul do país – entre as quais o Hospital CUF Viseu. O objetivo desta consulta, que pode ser feita presencialmente ou por teleconsulta, é identificar, de forma precoce, se estão presentes sequelas que podem ser alvo de reabilitação para conseguir uma recuperação total, qualquer que tenha sido a intensidade da doença apresentada inicialmente.

LEIA TAMBÉM

Bebé de três meses morre em de Penalva do Castelo

Uma bebé de três meses morreu na creche da Santa Casa da Misericórdia em Penalva …

Acidente IP3

Despiste de pesado obriga ao corte do IP3

O trânsito no Itinerário Principal 3 (IP3) está cortado na zona de Souselas, em Coimbra, …