Home - Politica - Autárquicas 2013 - 51 cabeças de lista disputam eleições autárquicas em Oliveira do Hospital

51 cabeças de lista disputam eleições autárquicas em Oliveira do Hospital

Já são conhecidos os candidatos aos vários órgãos autárquicos nas eleições de 29 de setembro. PS concorre em 15 freguesias, PSD apresentou candidatos a 13, CDS-PP entra na corrida em oito freguesias, CDU avança com listas em quatro e independentes candidatam-se a três freguesias.

São 43 os cabeças de lista candidatos às 16 juntas e uniões de freguesia do concelho de Oliveira do Hospital. Tal como tinha sido noticiado ontem pelo correiodabeiraserra.com, o Partido Socialista concorre em 15 das 16 juntas e uniões de freguesia, não entrando apenas na corrida à união de Lagos e Lajeosa num claro sinal de apoio ao “Movimento Lagos e Lajeosa” liderado por José António Guilherme ( ex-PSD). «« Conheça aqui os candidatos do PS»».

No que ao número de candidatos às juntas de freguesia diz respeito, o PSD surge num patamar imediatamente a seguir com um total de 13 listas apresentadas em tribunal e não 12 como até ao final da manhã um “lapso de tribunal” fez crer. Em causa esteve a omissão da candidatura do PSD à União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços que chegou a ser encarada com estranheza entre os vários quadrantes políticos. Uma omissão que decorreu de um “lapso” assumido pela secretaria do Tribunal de Oliveira do Hospital que, ao final da manhã, dava como certa a candidatura de Nuno Amaro pelo PSD àquela união de freguesias. Ultrapassado o episódio em torno da união Oliveira do Hospital/ S. Paio de Gramaços é, contudo, certa a falta de participação dos social-democratas nas freguesias de Lagares da Beira, Alvôco das Várzeas e S.Gião.

À União Penalva de Alva / S. Sebastião da Feira, o PSD avança com o ex presidente de Junta António Luís Brito, recorrendo em Aldeia das Dez a José Gomes de Oliveira. O nome de Fernando Esculcas está confirmado na corrida pela presidência da união de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, assim como o de José Carlos Martins em Avô. Em Travanca de Lagos, o PSD avança com Fernando Manuel Viegas, enquanto que à União de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira a escolha recaiu sobre Maria Arlete Costa. O ex autarca António Inácio Campos volta a ser a aposta dos social-democratas na freguesia do Seixo da Beira. Francisco Marques da Silva é o cabeça de lista na Bobadela, sendo certa candidatura de Abílio Vales em Lourosa, Rui Fernandes em Nogueira do Cravo e de Nuno Batista à presidência da União de Lajos e lajeosa. A gerar surpresa está também a candidatura de Nuno Leandro Garcia à autarquia de Meruge, conhecida que foi a postura assumida pelo partido em eleições anteriores de apoio à candidatura da CDU.

Na candidatura do PSD à Câmara Municipal, Cristina Oliveira faz-se acompanhar por João Brito, António Carlos Saraiva, Marisa Pereira, Alda Pereira, Luís Miguel Mendes e Orlando Gonçalves. À Assembleia Municipal, o PSD candidata Luís Manuel Correia que surge acompanhado de Maria Luísa Vales (ex Oliveira do hospital Sempre) e Rafael Cosa (ex Oliveira do Hospital Sempre). No conjunto das listas que apresentou em tribunal é visível a ausência do social democrata e atual deputado municipal Rui Abrantes que, apurou este diário digital, estará em situação de rutura com a Comissão Política de Secção do PSD, estrutura onde ocupa o lugar de vice-presidente. Elsa Correia é a mandatária da candidatura social-democrata.

Na corrida às autárquicas de 29 de setembro, o CDS-PP apresentou em tribunal candidaturas a oito juntas de freguesia. Nuno Alves é o cabeça de lista dos centristas à União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, sendo que em Nogueira do Cravo a escolha recai sobre Sandra Marques, no Seixo da Beira em José Eduardo Lopes e na União Santa Ovaia/Vila Pouca da Beira em Maria Irene Campos. Raquel Campos Alves é cabeça de lista em Alvôco de Várzeas, Rui Tavares lidera a candidatura do CDS/PP à União de Lagos da Beira e Lajeosa e Duarte Lencastre é o candidato à União de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira. Em S. Gião, o CDS avança com Vitor Guttierrez.
Na corrida pela presidência da Câmara Municipal, José Vasco de Campos tem a seu lado Maria José Falcão de Brito e Vitor Guttierrez. Luís Lagos confirma-se na candidatura à Assembleia Municipal, seguido de Liliana Gandarez e Nuno Cardoso. Fernando Alves é o mandatário da candidatura.

No que ao número de listas apresentadas diz respeito, a CDU surge num último patamar, com um total de quatro candidaturas efetivadas às Juntas de Freguesia. João Dinis é cabeça de lista à União de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira e Aníbal Correia volta a merecer a confiança da CDU na corrida pela Junta de Meruge. António Veloso é o candidato à União de Oliveira do Hospital /S. Paio de Gramaços e Luís Almeida é cabeça de lista em Nogueira do Cravo. João Dinis é também o candidato da CDU à Câmara Municipal num projeto em que se faz acompanhar de João Abreu e Conceição Pedro. Mateus Mendes é o candidato à Assembleia Municipal, com João Dinis e Rosa Ferreira. Luís Almeida é o mandatário da candidatura.

Àquelas candidaturas juntam-se ainda três movimentos independentes. Para além do já referido “Movimento Lagos e Lajeosa” – José António Guilherme (ex PSD) é o cabeça de lista – há a registar o movimento “Freguesia Travanca de Lagos Unida Sorri” liderado por António Manuel Soares e o movimento “Avô, A nossa Terra” que surge com António da Silva Antunes à cabeça.

Feitas as contas, são 51 os cabeças de lista – Juntas de freguesia, Câmara e Assembleia Municipal – que vão disputar as eleições autárquicas de 29 de setembro no concelho de Oliveira do Hospital.

Ao início da tarde de hoje, também já era conhecida a ordem das várias candidaturas no boletim de voto. No que à Câmara e Assembleia Municipal diz respeito, a CDU figura em primeiro lugar, seguida da candidatura do CDS-PP. O PSD surge em terceiro lugar, sendo a última posição do boletim de voto ocupada pela candidatura socialista.

LEIA TAMBÉM

Américo Pinto é o candidato do JPNT – Seia à Junta da União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

O candidato do movimento independente Juntos Pela Nossa Terra – Seia (JPNT) à Junta da …

Cartaz do PS em rotunda de Oliveira do Hospital causa polémica e há quem o considere um perigo para o trânsito

Um “outdoor” enorme do candidato do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital colocado …