Home - Sociedade - Cultura - “A Neve e o Gelo” em exposição na Casa da Cultura César Oliveira

“A Neve e o Gelo” em exposição na Casa da Cultura César Oliveira

A Neve e o Gelo, é o título da mais recente exposição de fotografia patente na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, até ao dia 26 de janeiro de 2014.

Numa altura do ano em que a neve e o gelo povoam a paisagem da Serra da Estrela, esta exposição de fotografia, em estreita parceria com o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, pretende, justamente, através da prática artística e documental, revelar a paisagem única desta cadeia montanhosa.

A Serra da Estrela constitui a região do território português em que, por regra, se registam as precipitações mais elevadas e os valores de temperatura mais baixos, sendo, naturalmente, o local onde a queda de neve é mais regular e abundante.

Não admira assim que, na maioria dos anos, entre dezembro e o início de abril, seja possível encontrar grandes extensões de neve e gelo a cobrir o Planalto Superior.

A neve e o gelo são considerados, pela maioria das pessoas, apenas como um meio de diversão ou um suporte físico para a realização de desportos de Inverno. Mas não deve ignorar-se o facto de que na forma sólida se encontram armazenados cerca de três quartos da água potável do planeta Terra e que na serra, nos meses mais frios, uma quantidade significativa de água se apresenta neste estado. A sua fusão permite a recarga lenta e gradual dos aquíferos, linhas de água e barragens da região.

Assim, esta exposição procura revelar algumas das paisagens e pormenores de Inverno mais sugestivos da Estrela e em simultâneo sensibilizar para a importância da preservação dos recursos hídricos do nosso território de montanha. .

LEIA TAMBÉM

Candidatura do PS em Celorico da Beira promete site para munícipes seguirem execução do programa eleitoral ao longo do mandato

A candidatura do Partido Socialista aos órgãos autárquicos do município de Celorico da Beira, representada …

Condutor interceptado a circular em contramão na A25

A GNR interceptou hoje um condutor de 66 anos que circulava em contramão na auto-estrada …