Home - Últimas - A taxa de infecção em Portugal já está abaixo de cada infectado dar origem a outro

A taxa de infecção em Portugal já está abaixo de cada infectado dar origem a outro

De acordo com a ministra, os dados até agora recolhidos “continuam a permitir estimar que o máximo da incidência [da pandemia em Portugal] tenham ficado no passado, entre os dias 23 e 25 de Março”. Marta Temido esclareceu que, “entre 21 de Fevereiro e 16 de Março [dia em que as escolas já estiveram encerradas e muitas empresas começaram a funcionara em teletrabalho], o número médio de casos secundários resultantes de um caso de infecção por Covid foi de 2,08”.

“Ou seja, um caso infectado tinha o risco de gerar 2,08 outros casos”, explicou. Com “a introdução de medidas de contenção, verificou-se uma diminuição do risco de transmissibilidade, que se situa agora, face à média dos últimos cinco dias, nos 0,91”.

Portugal regista 687 mortos associados à Covid-19 em 19.685 casos confirmados de infecção, segundo o boletim diário da Direcção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia. Relativamente ao dia anterior, há mais 30 mortos (+4,6%) e mais 663 casos de infecção (+3,5%). Das pessoas infectadas, 1.253 estão hospitalizadas, das quais 228 em unidades de cuidados intensivos, e 610 foram dadas como curadas.

O decreto presidencial que prolonga até 02 de maio o estado de emergência iniciado em 19 de Março prevê a possibilidade de uma “abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais”.

LEIA TAMBÉM

Fogo que mobilizou mais de 300 operacionais em Viseu  está em fase de conclusão

Mais de 300 operacionais, apoiados por oito meios aéreos, combateram hoje à tarde o incêndio …

Grupo de cidadãs avança com manifestação contra a prospecção de minério em Tábua

Um grupo de cidadãs está apreensivo com o tema do início da prospecção de minério …