A Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe, no próximo sábado, a exibição do filme “A Terra dos Carecas”, com início às 21h30. Trata-se de uma comédia independente neozelandesa que será musicada ao vivo e contará com a presença do realizador, Bernie Rao, um emigrante português, artista multifacetado residente na Nova Zelândia
Este cine-concerto inédito será apresentado pela primeira vez pelo realizador, que tem estado a fazer uma digressão pelo país, na Casa da Cultura César Oliveira. Na Beira Serra, Oliveira do Hospital é o único concelho onde se pode assistir a “A Terra dos Carecas”, um misto de comédia negra, sátira social e drama que o realizador define como um “espectáculo único e inovador que funde a música ao vivo e o cinema”, em que as partes musicais do filme são “tocadas ao vivo e em tempo real.
A história passa-se na Nova Zelândia, num futuro próximo, e a narrativa gira à volta de uma lei polémica e radical que o primeiro-ministro neozelandês faz passar sem explicação, tornando a calvície num crime grave. A única salvação para os calvos parece ser um mítico lugar escondido algures numa floresta, chamado “A Terra dos Carecas” onde, supostamente, os calvos podem viver em liberdade. Uma comédia dramática que acompanha, entre outras personagens, Ian e John, dois ex-médicos tornados “criminosos” devido à sua calvície, que nos relembra que a liberdade é sempre uma ilusão. No final da exibição do filme, será promovida uma sessão de perguntas e respostas ao realizador Bernie Rao.