Home - Últimas - Academia do Bacalhau da Serra da Estrela ofereceu dois mil euros aos BV de Fornos de Algodres para ajudar na substituição de uma viatura que ardeu

Academia do Bacalhau da Serra da Estrela ofereceu dois mil euros aos BV de Fornos de Algodres para ajudar na substituição de uma viatura que ardeu

A Academia do Bacalhau da Serra da Estrela, no seu recente jantar comemorativo do quinto aniversário, que decorreu na Quinta dos Cedros, em Celorico da Beira, atribuiu um donativo de dois mil euros aos bombeiros voluntários de Fornos de Algodres (AHBVFA) para ajudar na compra de uma viatura para substituir aquela que ardeu a 2 de Julho durante o combate a um incêndio no concelho da Guarda. O montante e o destinatário do donativo daquela instituição, que tem por objectivo a solidariedade, foi aprovado por todos os sócios.

Um dos principais impulsionadores da Academia do Bacalhau da Serra da Estrela, o empresário Alexandrino Costa explicou ao CBS que este é precisamente o grande objectivo da Academia do Bacalhau, uma instituição que conta com várias delegações espalhadas pelo mundo onde se encontram comunidades portuguesas.  “Visamos a solidariedade para com quem precisa. Neste caso foram os bombeiros de Fornos de Algodres, mas ajudamos muitas outras instituições”, explica, assegurando que as verbas são recolhidas entre os associados em jantares organizados mensalmente em várias localidades da zona da Serra da Estrela.

“Ficamos muito satisfeitos por ajudar esta corporação. Na génese da Academia do Bacalhau está precisamente essa finalidade”, concluiu Alexandrino Costa que viu a instituição que ajudou a erguer responder ao apelo do presidente da AHBVFA, Fernando Rodrigues, que logo a seguir ao acidente revelou que a instituição que lidera não tinha dinheiro, “nem hipótese de comprar um carro novo”. “Portanto, se não houver solidariedade de quem tutela, nós vamos ficar sem menos um carro”, referiu, na altura indicando que uma viatura nova custa na ordem dos 150 mil euros.

“É um carro que nos faz bastante falta. A nossa associação está equilibrada, está com saúde financeira, mas não para comprar um carro destes”, insistiu, reforçando que a aquisição da viatura “só será possível se houver ajudas”. A Academia do Bacalhau da Serra da Estrela junta-se, entre outros, à CM da Guarda e freguesias daquele concelho que também estão a colaborar com fundos para a aquisição da viatura.

LEIA TAMBÉM

Incêndio obriga a evacuar aldeia de Soida e a praia fluvial de Aldeia Viçosa

A aldeia de Soida e a praia fluvial de Aldeia Viçosa, concelho da Guarda, foram …

Presidente da Câmara de Manteigas elogiou seis sapadores que salvaram bosque de faias

O presidente da Câmara de Manteigas elogiou hoje a coragem de seis sapadores florestais, dois …