Home - Últimas - Activistas querem invadir canil em SM da Feira apesar das garantias de que os animais não estão mal tratados

Activistas querem invadir canil em SM da Feira apesar das garantias de que os animais não estão mal tratados

Cerca de 200 activistas encontram-se, esta terça-feira à tarde, à porta de um canil ilegal em Canedo, Santa Maria da Feira, depois de uma mobilização nas redes sociais, e tentou forçar a entrada no espaço, apesar de um activista que visitou o canil ter garantido que os animais estão a ser bem tratados. O mesmo foi garantido por um vereador municipal. O grupo, porém, não acredita nesta informação e insiste em invadir a propriedade.

Depois do resgate de vários animais no canil ilegal na Serra da Agrela, em Santo Tirso, os amigos dos animais viraram-se, esta tarde, para outro canil ilegal existente, há vários anos, em Santa Maria da Feira. De tal maneira que, ao início da tarde, proprietária do terreno e fundadora do abrigo, Berta Brazão, alertou a GNR para a mobilização de activistas para um protesto em frente ao espaço, com medo que fosse tentada uma invasão. Pouco depois, uma carrinha em que seguia com animais ficou danificada e seis cães foram levados pelo grupo que se concentrou à porta do abrigo. “Eram cães que levava para os donos. Estas são pessoas que querem protagonismo e não o bem-estar dos animais. Fui agredida”, acusou Berta Brazão. Um contingente da elementos da GNR passou a vigiar o local.

O vereador municipal da CM Santa Maria da Feira, Vítor Marques, revelou que visitou as instalações e que os animais estão bem tratados. Reconheceu que no passado houve registo de maus-tratos, mas não neste momento. “Já vi espaços melhores, mas também já vi espaços muito piores do que este. Os animais não estão a ser vítimas de maus-tratos”, reiterou o vereador. Um elemento da associação de protecção animal APADO Ovar,  Emanuel Malta, visitou também o recinto e reiterou a informação de que tudo estaria bem dentro do abrigo.

Mas nada disto acalmou os manifestantes. E um grupo tentou forçar a entrada e foi travado pelos militares da GNR presentes no local. O veterinário municipal está a fazer uma inspecção ao espaço.

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …