Home - Outros Destaques - AD Nogueirense certificada como entidade formadora com duas estrelas

AD Nogueirense certificada como entidade formadora com duas estrelas

A AD Nogueirense , uma colectividade de Nogueira do Cravo, concelho de Oliveira do Hospital, recebeu hoje a notícia que foi certificada como entidade formadora com 2 estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol  (FPF). Os responsáveis do clube referem que este é mais um obstáculo superado “para alcançar as metas traçadas até ao objectivo de colocar a Instituição no patamar devido”. “Mais um passo em frente no caminho traçado”, frisam. Já o FC Oliveira do Hospital manteve o certificado de 3 estrelas.

A FPF pretende, com esta certificação, melhorar, de forma gradual, a qualidade do processo formativo dos jovens praticantes de futebol e futsal, em todas as vertentes, estimulando e apoiando todas as Entidades que desenvolvem actividade na área da formação desportiva. Além da subida da qualidade organizacional e formativa dos clubes, visa assegura-se ainda o respeito pelas regras de protecção da saúde e segurança dos participantes, bem como, o cumprimento das regras técnicas da modalidade. O processo de Certificação permite ainda que qualquer Entidade Formadora Certificada pela FPF, garanta um reforço das verbas relacionadas com o mecanismo de compensação, em comparação com os clubes não certificados.

O processo de certificação de Entidades Formadoras na FPF teve início em Janeiro de 2015 com o objectivo de dar resposta à legislação prevista sobre esta matéria, nomeadamente a inscrita na anterior Lei 28/98, de 26 Junho, substituída pela Lei 54/2017, de 14 de Julho, que deixa clarificado: “para efectuar o registo de Contractos de Formação Desportiva (CFD), na respectiva Federação, o Clube tem que obter a Certificação como Entidade Formadora.” Para além do imperativo legal, a certificação de Entidades Formadoras, pretende igualmente contribuir para a melhoria da qualidade do processo de formação dos jogadores nacionais.

“Com o novo modelo de Certificação por Níveis, mais abrangente e inclusivo, com a colaboração e proximidade das Subcomissões de Certificação das Associações Distritais, acreditamos que o processo de Certificação é um instrumento cada vez mais forte e decisivo para a qualificação da formação dos praticantes e organização desportiva dos clubes e que ele terá um impacto muito relevante no futuro da formação, estabelecendo padrões mínimos de qualidade e facilitando a vida de pais e familiares dos praticantes”, explicam os responsáveis da FPF.

LEIA TAMBÉM

O cozinheiro filósofo que “instituiu uma região autónoma” no Seixo da Beira, Oliveira do Hospital

Eddy Emiel Hermus chegou a Portugal há 30 anos proveniente da Bélgica. Apaixonou-se pela tranquilidade …

Oliveira do Hospital avança com construção do Centro Municipal de Protecção Civil

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a empresa Joaquim Fernandes Marques & Filho, …