Home - Educação - Agrupamento da Cordinha comemora centenário da Implantação da República

Agrupamento da Cordinha comemora centenário da Implantação da República

Entendendo que a proclamação da República na História Nacional conduziu “a uma profunda viragem na história de Portugal, lançando “os alicerces”da construção de um estado Democrático, norteado pelos valores de Liberdade, Igualdade e Cidadania”, o Agrupamento de Escolas da Cordinha definiu um conjunto de iniciativas que pretende levar a cabo, até ao próximo dia 5 de Outubro, data em que a efeméride assinala o primeiro centenário.

Na Cordinha, as comemorações têm início no próximo dia 5 de Fevereiro com a distribuição de flyers e separadores de livros para todos os alunos. No mesmo dia, um grupo de alunos, em contexto de sala de aula, explicará a todos os colegas os dados históricos mais relevantes da Implantação da República.

Durante o ano, haverá ainda lugar para a realização de exposições, visitas de estudo, dramatizações, exibição de filmes e documentários, bem como a realização de colóquios que contarão com a participação de destacadas figuras da História e da política nacional.

As actividades culminam no dia 5 de Outubro, com a publicação de uma edição especial do jornal da escola “na CORDINHAbamba”, inteiramente dedicada ao tema.

Com esta iniciativa, o Agrupamento de Escolas da Cordinha pretende “não só criar oportunidades de revisitar a História, mas também divulgar os propósitos do centenário”.

Para o efeito, as comemorações terão uma dimensão mais direccionada para o aprofundamento do conhecimento e valorização do ideário republicano, dos valores que legitimaram o novo regime, dos acontecimentos e dos seus protagonistas.

LEIA TAMBÉM

Carta Aberta: “Provas de Aferição” – no 2º ano de escolaridade. É necessário banir este disparate para defender as nossas Crianças! Autor João Dinis, Jano

Exmº Senhor Ministro da Educação e Ciência. Exmº Senhor Presidente da Comissão de Educação e …

Feira de Orientação Escolar e Profissional de Penacova encerrou com “saldo altamente positivo”

Mais de duas dezenas de expositores (universidades públicas e privadas, institutos e escolas superiores, Academia …