Home - Região - Oliveira do Hospital - Águas do Zêzere e Côa não aumenta tarifas até 2011

Águas do Zêzere e Côa não aumenta tarifas até 2011

Embora haja a certeza de que os aumentos se vão concretizar em 2011, os municípios servidos pela concessionária Águas do Zêzere e Côa (AdZC) obtiveram, ontem, a garantia de que este ano não vai haver subida nas tarifas de água e saneamento.

Em Assembleia-Geral da empresa multimunicipal, de acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, foi colocada a descoberto a difícil situação que se abate sobre a AdZC que apresenta um passivo de cerca de 200 milhões euros e que encontra na subida das tarifas um forma de reequilibrar financeiramente as contas da empresa.

A medida adiada para 2011 consta do plano que a AdZC definiu para inverter a situação e que vai ser enviado à ministra do Ambiente Dulce Pássaro. No documento, a concessionária inclui também um aumento de capital social de 13 milhões de euros, uma candidatura ao QREN de 54 milhões, o alargamento em mais 20 anos do prazo de concessão e um pedido de indemnização compensatória ao Estado de 12 milhões.

O “desequilíbrio económico-financeiro” da AdZC foi, ontem, assumido pelo presidente da concessionária, que disse não haver forma para impedir a subida das tarifas. Minoritários na Assembleia-Geral, os autarcas posicionaram-se antes em defesa da “tarifa única em Portugal”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Guarda o ideal seria a existência de um fundo de compensação que permita que “os sistemas multimunicipais mais ‘ricos’ possam financiar as tarifas em sistemas mais pequenos e com menos escala”.

Do lado do Fundão, Manuel Frexes, ameaçou pedir a insolvência da AdZC, que diz estar “à beira do colapso”.

Recorde-se também que na última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara se opôs à subida das tarifas prevista pela AdZC. “Nós não iríamos permitir que eles aumentassem as tarifas”, considerou Alexandrino

LEIA TAMBÉM

Onda de calor pode levar “a quebra de 70 por cento na produção de fruta da região Centro”

O longo período de tempo previsto de altas temperaturas está a preocupar os produtores de …

Médicos continuam a abandonar Oliveira do Hospital: um já rescindiu e outro prepara-se para pedir transferência

Concelho oliveirense pode ficar em breve com cerca de 7,5 mil utentes sem médico de …