Home - Últimas - Aldeia de Sortelha encerra por três dias para ser a “vila do reino de Áurea” na nova longa-metragem da Netflix

Aldeia de Sortelha encerra por três dias para ser a “vila do reino de Áurea” na nova longa-metragem da Netflix

A aldeia histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, foi eleita como um dos palcos para acolher a rodagem da nova longa metragem “Damsel” (em português, “Donzela”) produzida pela Netflix. Aquela que é considerada uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitectónica inalterada desde o renascimento até aos nossos dias, seduziu o realizador espanhol Juan Carlos Fresnadillo que encontrou um cenário natural capaz de nos faz recuar alguns séculos. O castelo do século XIII passando pelas sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou defronte à igreja renascentista ajudam a construir um cenário próprio de outros tempos. A população está orgulhosa por receber nos próximos dias 5, 6, e 7 (período em que a aldeia estará completamente encerrada) as filmagens de uma produção com um orçamento a rondar os 70 milhões de euros e estreia mundial prevista para o primeiro semestre de 2023. O filme, acreditam, fará uma “extraordinária promoção” da aldeia e da região.

Millie Bobby Brown

Os trabalhos de preparação dos cenários para receber as estrelas que fazem parte do elenco, como Millie Bobby Brown, da série “Stranger things”, Shohreh Aghdashloo, Robin Wright, Nick Robinson, Angela Bassett, Ray Winstone ou Brooke Carter, já se iniciaram há mais de um mês. Com a total colaboração da autarquia que disponibilizou dois funcionários em permanência para ajudar na empreitada e estabelecer a ligação entre a equipa de produção e a população que se está a dar bem com a agitação que inopinadamente tomou conta da tranquilidade das suas vidas. “Esta é uma aldeia procurada para novelas e anúncios e filmes, mas com esta dimensão é a primeira vez”, conta o presidente da CM do Sabugal, Vítor Proença.

Na sinopse, a longa-metragem é apresentada como um conto de fadas em torno de Elodie, papel interpretado por Millie Bobby Brown, que casa com o impetuoso príncipe Henry, herdeiro do reino de Áurea. Depois do enlace, Elodie é aprisionada numa caverna como sacrifício para manter um dragão satisfeito. Elodie terá de usar a força e a inteligência para sobreviver e encontrar forma de escapar. No roteiro, Sortelha será a vila do reino, a Serra da Estrela, a montanha do dragão (o qual está a ser filmado em estúdio) e o Douro surge como a paisagem idílica do reino de Áurea.

Para Vítor Proença, a escolha desta Aldeia Histórica para o novo filme da Netflix reveste-se de “grande importância” a vários níveis. Ajuda a projectar a imagem de Sortelha e, assegura, “é marcante para a economia do concelho do Sabugal, que tem todos os alojamentos preenchidos, e divulga de forma ímpar as potencialidades de toda uma região”. “Para o nosso concelho, para o grupo de Aldeias Históricas e, em particular, para Sortelha isto é a cereja no topo do bolo, numa altura em que estamos a sair da pandemia”, revela, fazendo notar que o futuro do interior passa muito por apostas como esta.

“Neste momento também temos um empresário que comprou onze casas em ruínas na aldeia. Todas elas vão ser reconstruídas com critério para turismo de habitação, incorporando artesãos, um restaurante e animação ao vivo. Por isso, repito, esta produção da Netflix é a cereja em cima do bolo e espero que seja a primeira de e muitas produções provenientes de Hollywood”, conclui.

Esta produção, que surge no âmbito dos incentivos criados pelo Governo para fazer de Portugal um destino internacional de filmagens, vai envolver uma equipa portuguesa de 250 pessoas mais cerca de 150 da equipa internacional, a que se soma o elenco de estrelas, além de cerca de 300 figurantes, preferencialmente residentes nos locais onde decorrem as filmagens. Antes de chegar a Sortelha, a rodagem do filme passou pelo Mosteiro da Batalha e pelo Convento de Cristo, em Tomar.

LEIA TAMBÉM

CM de Seia distinguiu os melhores alunos do concelho com um diploma e um cheque de 300 euros

A Câmara Municipal atribuiu hoje prémios aos melhores alunos de cada nível de ensino no …

Fernando Tavares Pereira diz estar a ser vítima de discriminação

Limpezas das ruas no Coito, Midões, concelho de Tábua, são….cirúrgicas “Há uma discriminação total na …