Home - Últimas - Alemanha e Itália suspendem AstraZeneca, Portugal mantém vacina

Alemanha e Itália suspendem AstraZeneca, Portugal mantém vacina

O Governo alemão disse hoje que vai suspender o uso da vacina contra o novo coronavírus da AstraZeneca, por causa de novos relatos de coágulos sanguíneos perigosos relacionados com este fármaco. A mesma posição assumiu o seu homólogo italiano. Estes dois países juntaram-se à Noruega, a Áustria, Estónia, Lituânia, Letónia, Luxemburgo e Dinamarca, que já interromperam o uso da vacina da AstraZeneca, após a detecção de casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com doses da AstraZeneca. Em Portugal, as autoridades de saúde mantêm as indicações para continuar a vacinação com a aquela vacina.

O Ministério da Saúde alemão disse que a decisão foi tomada a título de “precaução” e a conselho do organismo regulador de vacinas da Alemanha, o Instituto Paul Ehrlich, que pediu uma investigação mais aprofundada dos casos detetados. O Ministério disse que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) decidirá “se e como as novas informações afetarão a autorização da vacina”.

No comunicado, o Ministério da Saúde alemão explicou que os coágulos sanguíneos relatados envolveram veias cerebrais, mas não especificou onde ou quando os incidentes ocorreram. A AstraZeneca já disse que não há motivo para preocupação com a sua vacina e que houve menos casos de trombose relatados nas pessoas que receberam a injeção do que na população em geral.

No mesmo sentido, a Agência Europeia de Medicamentos e a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmaram que os dados disponíveis não sugerem que a vacina da AstraZeneca tenha causado os coágulos e que as pessoas podem continuar a ser imunizadas com esse fármaco.

De acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças, a Alemanha recebeu pouco mais de três milhões de doses da vacina AstraZeneca e usou apenas 1,35 milhão de doses, até agora.

LEIA TAMBÉM

Presidente da CM de Tondela condenado a cinco anos de prisão e perda de mandato

O Tribunal de Viseu condenou hoje o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus …

Aldeias Históricas de Portugal premiadas em Espanha como o melhor destino português

As Aldeias Históricas de Portugal acabam de ser distinguidas com o galardão “Turismo Português” na …