A finalista do curso profissional de Técnico/a de Turismo em funcionamento na Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (EPTOLIVA) Maria Leonor Marques Fontinha faz parte dos vencedores do Concurso Nacional “Segue a Tua Natureza”, com a apresentação de um pequeno vídeo intitulado “Paisagem Protegida da Serra do Açor”. Este evento é financiado pelo Fundo Ambiental e promovido pela Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais (APTERN), em associação com o Colégio de Ambiente da Ordem dos Biólogos, a Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária (Kairós) e o Município de São Roque do Pico (Açores).
Residente no Piódão, concelho de Arganil, Leonor Fontinha com as imagens do seu filme conseguiu convencer o público com o melhor que este território apresenta ao nível dos seus recursos naturais, um território classificado ao abrigo da Rede Nacional de Áreas Protegidas. Desde sempre apaixonada por esta Serra, considerada a melhor e a maior do Centro de Portugal, esta futura profissional de Turismo, procurou desta forma responder aos objectivos deste concurso que passam por mostrar a força, a beleza e a unicidade da “Natureza”.
O concurso, destinado a alunos do 3º ciclo, ensino secundário e ensino profissional, assume, segundo os responsáveis da escola, particular importância no âmbito dos princípios estabelecidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente no que se refere à sustentabilidade, contribuindo para formar nos estudantes uma consciência ambiental, que lhes permita intervir, de forma sustentada, no estabelecimento do desejado equilíbrio entre os sistemas social, económico e tecnológico e o Sistema Terra, numa perspectiva de cidadania democrática.
Os cinco vencedores da edição de 2022 viajaram, na pausa lectiva da Páscoa, até à ilha do Pico, nos Açores, onde tiveram a oportunidade de realizar um documentário educacional sobre a importância da biodiversidade dos Açores e como preservar a natureza desta ilha.
“Este é mais um prémio que honra a EPTOLIVA, sendo demonstrativo da abrangência e qualidade dos projectos que são realizados pelos alunos a pelas alunas desta Escola, conseguindo através da valorização do património ambiental e natural do território, obter reconhecimentos e prémios, em áreas de formação de topo na escola, como é o caso particular do Turismo e Ambiente. O dinamismo, a qualidade do ensino/aprendizagem e a diversidade das actividades desenvolvidas continuam a fazer da EPTOLIVA uma escola diferenciadora no ensino profissional na Região Centro, tornando-a também hoje, um agente activo de promoção do território”, concluiu o presidente da EPTOLIVA, Daniel Costa.