Home - Últimas - Alunos de Celorico da Beira, Gouveia e Oliveira do Hospital em Viseu para aprenderem a ser pastor

Alunos de Celorico da Beira, Gouveia e Oliveira do Hospital em Viseu para aprenderem a ser pastor

A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) acolheu hoje 11 novos alunos na Escola de Pastores (no ano passado foram 18). A iniciativa já vai na segunda edição e vai permitir aos alunos, fundamentalmente provenientes de Celorico da Beira, Gouveia e Oliveira do Hospital, aprender o fundamental sobre a ovinicultura, a caprinicultura, as explorações, as pastagens e a alimentação.

O presidente da ESAV, António Monteiro, recorda que, das 12 vagas abertas para Viseu, foram preenchidas onze. O projecto abrange, além de Viseu, as escolas superiores agrárias de Castelo Branco e Coimbra. “Iniciamos hoje o curso, que se vai prolongar até 16 de Julho na parte teórica. Depois teremos a parte prática a partir de Setembro”, afirma. Ao todo, os alunos vão ter 560 horas de formação, incluindo 410 de aulas práticas e 150 de aulas teóricas.

A maioria dos alunos da Escola de Pastores é oriunda de Gouveia, Oliveira do Hospital e Celorico da Beira. António Monteiro diz que já há alguns que perspectivam abraçar esta profissão no futuro. “Há uns alunos que estão no sector e outros que intencionam entrar e vêm aprender para poderem ter depois a possibilidade de se instalarem como produtores de ovinos Serra da Estrela”, afirma.

LEIA TAMBÉM

Casos de COVID-19 sobem em Seia e Manteigas

O concelho de Seia registou nos últimos três dias mais quatro casos de COVID, subindo …

PJ faz buscas em Gouveia e Viseu na operação “Trapos”

A Polícia Judiciária, em equipa mista com a Direcção de Finanças do Porto, realizou uma …