Home - Educação - Alunos do concelho participam na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura

Alunos do concelho participam na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura

A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (CNL) vai contar com a participação de alunos dos Agrupamentos de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas, Cordinha, Lagares da Beira, Ponte das Três Entradas e Escola Secundária de Oliveira do Hospital com 3º CEB.

Agendada para 14 de Abril, a prova tem lugar na Biblioteca Municipal de Cantanhede e vai contar com a participação de seis dezenas de alunos de todo o distrito de Coimbra, acompanhados pelos respectivos professores da disciplina de Português.

O certame literário que se avizinha sucede a uma primeira fase já realizada em cada escola inscrita. Os alunos e escolas apurados no próximo dia 14 de Abril vão disputar, em Maio, a fase nacional que terá lugar em Lisboa e será transmitida em directo pela RTP.

O Concurso Nacional de Leitura 2009/2010 é promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e das escolas do 3º CEB e do ensino secundário, e tem como objectivo estimular a prática da leitura regular entre os alunos destes graus de ensino.

Na prova agendada para as 14h00 de 14 de Abril, um júri constituído por três elementos avaliará 48 alunos do 3º ciclo e 12 do ensino secundário, que vão prestar provas sobre a leitura que efectuaram de duas obras. Os concorrentes do 3º CEB vão responder a questões sobre “Cão como nós”, de Manuel Alegre, e “O casamento da minha mãe”, de Alice Vieira.

Os alunos do ensino secundário vão ser confrontados com perguntas sobre “Casos do Beco das Sardinheiras”, de Mário de Carvalho, e “1984”, de George Orwell.

Numa segunda etapa, os alunos apurados do 3º CEB serão postos à prova através de uma leitura expressiva de textos de autores do concelho de Cantanhede, nomeadamente Jaime Cortesão, Augusto Abelaira ou Carlos de Oliveira. Já aos alunos do ensino secundário, ser-lhes-á pedido um comentário estruturado de um tema relacionado com uma das obras propostas.

LEIA TAMBÉM

Eventual fecho de escolas será decidido amanhã pelo Conselho Nacional de Saúde Pública

A possibilidade de fechar todas as escolas no país para travar o surto de coronavírus …

Câmara de Seia investe 750 mil euros na educação

A Câmara Municipal de Seia vai realizar um investimento de 750 mil euros durante este …