Home - Últimas - António Costa diz que escolas têm autonomia para definir encerramento
Polémica taxa da hora de almoço imposta pela Junta de Freguesia abolida no Centro Escolar de Nogueira do Cravo

António Costa diz que escolas têm autonomia para definir encerramento

O primeiro-ministro referiu hoje que as escolas vão permanecer abertas, mas salientou que cada estabelecimento de ensino tem tido autonomia para, com as autoridades de saúde, definir encerramentos de turmas ou mesmo da escola.

“Desde sempre que as escolas têm tido autonomia e as autoridades de saúde têm tido o dever de condicionar o funcionamento das escolas em função da circunstância sanitária no concelho ou na escola”, lembrou, frisando que, neste momento “não se justifica do ponto de vista sanitário o custo social e da aprendizagem” que resultaria do encerramento estrutural das escolas.

“É um custo irreversível para a vida”, diz António Costa, lembrando mesmo que os números de maiores casos registaram-se sobretudo em alturas de pausa escolar. Altura em que “os jovens convivirão mais”, considera. “Não se justifica alterar a decisão que foi tomada”, afirma.

Sobre os ATL, António Costa diz que vão passar a estar em funcionamento. “Foi uma das clarificações que fizemos: tal como tínhamos mantido as CAF, em funcionamento, manteremos os ATL”, afirmou.

LEIA TAMBÉM

Candidatos a deputados do PS por Coimbra e de Viseu visitam IP3 em Penacova

Os candidatos a Deputados do PS à Assembleia da República pelos círculos eleitorais de Coimbra …

“Apelo a compromisso público para ser travado o processo dos projetos em curso de mineração, designadamente de Lítio”

Um conjunto de organizações decidiram escrever uma carta aberta aos partidos políticos e aos candidatos …