Home - Últimas - António Costa garante que “está tudo esclarecido” sobre abertura de fronteiras a 1 de Julho com Espanha

António Costa garante que “está tudo esclarecido” sobre abertura de fronteiras a 1 de Julho com Espanha

O primeiro-ministro, António Costa, desvalorizou ontem à noite “alguns anúncios unilaterais” do governo espanhol, que já foram desmentidos, sobre a reabertura das fronteiras com Espanha, considerando que “está tudo esclarecido” e que “está reposta a normalidade”. Governo espanhol esclareceu ontem que a abertura das fronteiras à “mobilidade internacional segura” terá lugar a partir de 1 de Julho e não a 22 de Junho, como tinha indicado a ministra do Turismo esta manhã, uma mudança de posição de Madrid depois de Lisboa ter pedido “esclarecimentos” e manifestado estar “surpreendido” com as declarações da responsável governamental.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros de ontem, António Costa foi questionado sobre este incidente, começando por sublinhar que “Portugal e Espanha destacaram-se, no quadro da União Europeia, por uma gestão exemplar, de forma bilateral, da sua fronteira comum”. “É verdade que nas últimas semanas houve, em alguns ministérios sectoriais de Espanha, alguns anúncios unilaterais, que aliás hoje já foram desmentidos por parte de Espanha e, portanto, a fronteira terrestre manter-se-à fechada até 31 de Junho“, admitiu.

Na perspectiva do primeiro-ministro, “está restabelecida essa normalidade”. “Acontece, em todos os governos, haver por vezes iniciativas menos coordenadas, mas acho que está tudo esclarecido. Aquilo que conjuntamente tínhamos acordado é o que conjuntamente iremos manter: a 1 de Julho poderão reabrir as fronteiras”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

 Colisão provoca três feridos em Candosa, concelho de Tábua

Uma colisão em Candosa, concelho de Tábua, provocou três feridos. O acidente ocorreu, pelas 18h20, …

Acidente IP3

Circulação no IP3, em Tondela, continua condicionada

A circulação no Itinerário Principal (IP) 3, que hoje esteve cortada na zona de Tondela …