Home - Últimas - Antonov aterrou no Porto com 80 toneladas de material de protecção encomendado por farmacêutica de Mortágua

Antonov aterrou no Porto com 80 toneladas de material de protecção encomendado por farmacêutica de Mortágua

Um Antonov, o segundo maior avião cargueiro do mundo, aterrou na terça-feira à noite no aeroporto Francisco Sá Carneiro, com 80 toneladas de Equipamentos de Protecção Individual (EPI’s) vindas da China. Dez camiões com esta carga seguiram para a farmacêutica de Mortágua que realizou a encomenda. O material será distribuído por todo o país.

As dificuldades, segundo avançam Mário e Sara Sousa, da PortoCargo, à RTP Notícias, passaram pelas autorizações, timings e mesmo pelos fusos-horários dos países, que dificultou a comunicação entre as partes. “Se demorássemos mais uns minutos, perdíamos este avião”, comenta Mário Sousa. Segundo o responsável, por haver diversas fábricas paradas ou sem estar a operar a 100 por cento e pela grande procura de mercadoria, torna-se difícil saber quais as empresas com capacidade para produzir com a rapidez que se impõe e firmar contratos, pois existem diversos países com os mesmos interesses.

“São quantidades exorbitantes a nível de máscaras, luvas, toucas, fatos completos de isolamento, óculos… Estamos a falar de milhares de equipamentos”, comenta Sara Sousa. Linesh Babu, director de operações da GroundForce, por seu lado, sublinhou que 80 toneladas de carga é muita mercadoria, mas que procuraram avançar o mais rapidamente possível. “Três horas é um tempo que vamos querer bater”.

Às três da manhã estavam a sair para a farmacêutica de Mortágua, que fez a encomenda dos EPI’s, os primeiros quatro de dez camiões, para posterior distribuição dos materiais pelos hospitais do país, conforme as necessidades, sendo que nas próximas semanas ainda continuarão a chegar novas remessas vindas da China. Mário Sousa acrescenta que “há muito mais mercadoria que chegará, não só com aviões fretados, mas também com carregamentos parciais”, sendo ainda esperados mais ventiladores e testes, para além de equipamentos de protecção para os profissionais de saúde.

LEIA TAMBÉM

Fornos reabre Mercado Quinzenal a todos os sectores

A Comissão Municipal de Protecção Civil de Fornos de Algodres, no âmbito das medidas municipais …

médicos

BE quer saber quando é que Centro de Saúde do Carregal do Sal voltará a abrir ao fim-de-semana

O Núcleo Concelhio de Carregal do Sal do Bloco de Esquerda quer saber quando voltará …