Home - Outros Destaques - APdSE anunciou abertura de concursos públicos para obras no saneamento e abastecimento de água em Oliveira do Hospital, Gouveia e Seia

APdSE anunciou abertura de concursos públicos para obras no saneamento e abastecimento de água em Oliveira do Hospital, Gouveia e Seia

A Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE) anunciou a abertura de vários concursos públicos, um deles destinado à construção da rede de saneamento básico na Quinta da Abrunheira, Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira do Hospital. A intervenção, com um  preço base de 116 mil euros, prevê a execução da rede de saneamento básico, construção de uma estação elevatória de águas residuais e respectiva remodelação da rede de abastecimento.

“O objetivo é a melhoria da qualidade dos serviços ambientais e proporcionar às populações uma melhoria significativa da sua qualidade de vida com mais um contributo para o aumento da taxa de cobertura de águas residuais no município de Oliveira do Hospital”, refere a empresa, com sede em Seia, que agora gere a água, além de Seia e Gouveia, também em Oliveira do Hospital, sendo financiada pelos três concelhos.

A empresa liderada pelo ainda presidente da Câmara oliveirense José Carlos Alexandrino, que está a cumprir os últimos meses no cargo e é candidato à Assembleia Municipal na lista do PS, sublinha que esta empreitada conta com um programa de apoio financeiro. “Esta obra será executada ao abrigo de um conjunto de candidaturas efetuadas ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), num valor total de 4.194.959 milhões de euros”, conclui a nota. Este programa está também na base de um outro concurso que a APdSE lançou para o concelho de Gouveia destinado à drenagem pública de águas residuais e rede de abastecimento de água, em Vinhó.

“Nesta intervenção está prevista a ampliação da rede de águas residuais, remodelação da rede de abastecimento de água e construção de uma estação elevatória de águas residuais na Rua dos Impedidos, onde actualmente o tratamento de águas residuais ainda é efectuado através de fossas séptica individuais”, explica a empresa que também tem previsto um investimento na rede de abastecimento de água em Malhadoura – Lajeosa, concelho de Oliveira do Hospital. “A Malhadoura neste momento não é dotada de rede de saneamento, sendo o tratamento de águas residuais efetuado por fossas sépticas individuais contruídas pelos residentes”, justificam.

Outro dos concursos públicos da nova empresa gestora da água é a empreitada de drenagem pública de águas residuais, na localidade de Tourais – União de Freguesias de Tourais e Lajes, no concelho de Seia. Esta é uma intervenção, segundo a empresa, que visa a ampliação da rede de águas residuais e construção da estação elevatória de águas residuais, de forma a permitir a desativação da fossa séptica existente, bem como dotar novas zonas de Tourais de infraestruturas saneamento de águas residuais.

Foto: sítio na internet da APdSE

LEIA TAMBÉM

Líder do CDS-PP associou à sua página do facebook o “slogan” da candidatura com o PSD à CM de Oliveira do Hospital 

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, actualizou hoje a sua foto de perfil …

FC Oliveira do Hospital vence, termina série E em segundo lugar e vai lutar pela promoção à Liga 3

O FC Oliveira do Hospital foi hoje vencer (1-2) ao terreno do AC Marinhense e …