Home - Últimas - Após investigação, lote da vacina da Janssen deixa de estar suspenso em Portugal

Após investigação, lote da vacina da Janssen deixa de estar suspenso em Portugal

Infarmed anunciou na quarta-feira que estava a investigar a qualidade de vacinas da Janssen disponibilizadas no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra depois de utentes terem desmaiado após vacinados. Após a conclusão das perícias decidiu hoje levantar a suspensão temporária do lote específico – XE393. Esta suspensão tinha também levado à suspensão das vacinas sem marcação.

“Na sequência das investigações realizadas por esta Autoridade, informa-se que para o lote XE393 é revogada a decisão de suspensão de utilização do mesmo, podendo neste sentido ser utilizado pelos Centros de Vacinação, (…) uma vez que não foi detectado qualquer defeito de qualidade com o mesmo”, começa por referir em comunicado, enviado às redacções.

O mesmo lote, pode ler-se na nota, inoculou até ao momento da suspensão “cerca de 20.000 doses, não tendo sido reportados mais casos de reacções adversas para além dos casos acima referidos”.

A autoridade nacional do medicamento esclarece ainda que “foram realizados ensaios relativos às características físico químicas da vacina, que comprovam a conformidade de todos os lotes que se encontram no circuito de distribuição, de acordo com as especificações aprovadas em sede de avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA)” e lembra que o lote em questão “foi distribuído a todos os Estados-membros da União Europeia, não tendo sido recepcionado até à presente data, neste Instituto, qualquer suspeita de defeito de qualidade com o mesmo”.

LEIA TAMBÉM

Dois cavalos fugiram de quinta em Midões e vaguearam pelas estradas e terrenos circundantes

Dois cavalos fugiram ontem de uma quinta em Póvoa de Midões, no município de Tábua. …

Universidade de Coimbra coordena projecto europeu que visa desenvolver robótica e machine learning para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um …